INForum 2023 – 7 e 8 setembro @FEUP

A edição de 2023 do INForum, que vai já na sua 14ª edição, decorrerá na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto nos dias 7 e 8 de setembro, com a organização local de Jácome Cunha, João Paulo Fernandes, João Pascoal Faria e Rui Maranhão, docentes do DEI, e João Saraiva da Universidade do Minho.

Reunindo a comunidade nacional, o INForum é um local privilegiado para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos e de inovação e avanços tecnológicos em Informática. O INForum oferece assim um palco especializado para promover, por um lado, o intercâmbio de conhecimento e experiência entre a academia e a indústria e, por outro lado, a estreia de jovens investigadores que procuram a divulgação, a crítica construtiva e o encorajamento do seu trabalho. Assim, o INForum é um evento nacional de partilha e de fortalecimento do espírito de comunidade.

A Informática é uma área de Investigação e Desenvolvimento consolidada em Portugal, suportada numa rede de centros de investigação reconhecidos internacionalmente e na oferta de cursos de licenciatura e pós-graduação por praticamente todas as instituições portuguesas de ensino superior. É igualmente uma área na qual várias empresas nacionais apresentam resultados de I&D de relevância internacional.

O INForum é organizado em sessões temáticas sobre tópicos propostos pela comunidade e selecionados pela organização. Os tópicos têm comissões de programa (CP) próprias, que se articulam com os Presidentes da Comissão de Programa nos processos de organização das sessões (apelo a submissões, revisão e seleção de artigos, publicação de atas, etc.) de forma a tirar partido de uma única infraestrutura de suporte e garantir a coerência do evento.

Esta edição contará ainda com as Keynotes de *Cristina Videira Lopes (Chancellor’s Professor at University of California, Irvine ) e **Pedro Saleiro (Senior Director of AI Research at Feedzai).

* O Fim da Programação (como a conhecemos)

“Cristina (Crista) Lopes é Chancellor’s Professor na School of Information and Computer Sciences at University of California, Irvine, com interesses de investigação em Linguagens de Programação, Engenharia de Software e Ambientes Virtuais Distribuídos. É IEEE Fellow e ACM Distinguished Scientist. Ela é a vencedora do Prêmio Pizzigati de 2016 para Software de Interesse Público pelo seu trabalho na plataforma de mundo virtual OpenSimulator. O seu livro ‘Exercises in Programming Style’ recebeu críticas excelentes, incluindo ter sido escolhido como ‘Livro Notável’ pelas revisões do ACM Best of Computing.”

** Innovating from within: AI Research at Feedzai

“Pedro Saleiro is Senior Director of Research at Feedzai where he heads the AI research group. Before joining Feedzai in 2019, Pedro did a postdoc in Fair Machine Learning at the University of Chicago and he was a research data scientist at the Center for Data Science and Public Policy working with Rayid Ghani. During his time at UChicago, he co-developed Aequitas, the first open-source library to audit bias and fairness of decision-making systems. Pedro holds a PhD in Machine Learning from University of Porto.”

O programa da conferência pode ser consultado aqui.

Posted in Destaque, Eventos, Notícias.