Resultados do projeto THEIA validam o sucesso da parceria científica U.Porto-Bosch

A Bosch e a Universidade do Porto (U.Porto) apresentaram os resultados do projeto THEIA (Automated Perception Driving), que visa melhorar a segurança de veículos autónomos. O projeto foi apresentado no dia 26 de setembro na Alfândega do Porto e envolveu a participação da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e de instituições parceiras.

O trabalho de investigação desenvolvido no âmbito do THEIA focou-se em melhorar as capacidades dos sensores dos veículos autónomos, em particular dos sensores LiDAR, permitindo uma perceção do ambiente exterior dos veículos mesmo em condições adversas. Adicionalmente, o projeto abordou ainda a eficiência dos algoritmos de perceção e a segurança dos dados.

O consórcio entre a Bosch e a U.Porto representou um investimento de mais de 28 milhões de euros e envolveu colaboradores da Bosch e investigadores da Universidade do Porto na Faculdade de Engenharia (DEEC e DEI) e na Faculdade de Ciências (DCC). Os investigadores do DEI no projeto estiveram envolvidos em tarefas relacionadas com a perceção precisa e eficiente, desenvolvendo métodos baseados em visão por computador e inteligência artificial. Esta colaboração resultou ainda na publicação de vários artigos científicos e em dissertações de mestrado de estudantes do M.EIC e outros cursos em que o DEI participa.

Foto: U.Porto