MEDINFOR VI – A Medicina na Era da Informação

Nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 2023, teve lugar na FLUP o Colóquio Internacional MEDINFOR VI – A Medicina na Era da Informação, um encontro científico promovido pela Universidade do Porto e a Faculdade de Medicina da Bahia (FMB), cuja organização ficou a cargo da FLUP/CITCEM, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). O Colóquio contou com a participação de professores e investigadores de renome, de diversos países, das áreas da Ciência da Informação, das Ciências da Saúde, das Ciências da Computação e da Cultura.

Os 4 temas desta edição – Gestão da Informação nos Sistemas de Saúde, Inteligência Artificial na Medicina, Comunicação e Divulgação Científica e Médicos-cultural, Memória, Identidade e Património, promoveram a interdisciplinaridade entre a Medicina e a Ciência da Informação, o objetivo principal deste evento.

No segundo dia do encontro, *Eugénio da Costa Oliveira, Professor Emérito da Universidade do Porto/ Professor Catedrático do DEI/ FEUP, participou, ao lado de Mariana Pais (FMUP) e Rui Sousa e Silva (FLUP), na mesa redondaA Inteligência Artificial na Saúde: o impacto dos Large Language Models”, moderada por Ricardo Cruz Correia (FMUP).

Em discussão neste e nos outros painéis inseridos no tema II, “IA na Medicina”, procuraram responder e clarificar algumas questões sobre a promissora aplicação da IA na Medicina, tais como: “Qual é o valor do médico neste panorama de mudança do mundo informacional e da I.A.?”; “Qual é o papel da IA na Medicina e os princípios éticos na conceção dos algoritmos?”; Qual a relevância da IA na informação médica?”; Qual é a correlação das imagens com o contexto clínico e sua integração com o status dos biomarcadores, informações moleculares e outros dados informacionais biológicos e farmacológicos?”, entre outras.

A perspetiva transmitida pelo professor do DEI está incluída na sua apresentação inicial que pode ser lida aqui.

* CV resumido