ICSE 2024 – The 46th International Conference on Software Engineering

O Centro Cultural de Belém recebe esta semana aquela que é considerada a principal conferência internacional de engenharia de software, a ICSE 2024 – The 46th International Conference on Software Engineering. Desde 1975 que a ICSE proporciona um fórum onde investigadores, profissionais e membros da academia se reúnem para apresentar e discutir as mais recentes inovações, tendências, experiências e questões no domínio da engenharia de software.

De 14 a 20 de abril o CCB receberá nos seus auditórios e inúmeras salas, Keynotes, Workshops, Simpósios, Sessões técnicas, Tutoriais, Sessões de posters, e muitas outras atividades, num programa que explorará temas como a ética, confiabilidade nos sistemas de Inteligência Artificial, inclusão, vieses no software, eficiência energética ou algoritmos aplicados à engenharia de software, entre muitos outros.

Os principais oradores são “figuras proeminentes no campo da Engenharia de Software, escolhidos pelas suas contribuições significativas à ciência e à indústria e que estão na vanguarda da pesquisa, inovação ou liderança na área”. Carol Smith (Principal researcher SEI/CMU) irá abordar o tema da ética e confiabilidade nos sistemas de IA; Rupak Majumdar (Scientific Director, Max-Planck Institute for Software Systems) analisará os desafios e oportunidades na verificação de modelos em sistemas distribuídos de grande escala; Soumith Chintala (VP Fellow at Meta AI), inventor do PyTorch, explorará as propriedades únicas dos mais recentes sistemas de IA generativa; Martin Rinard (Professor, Massachusetts Institute of Technology) trará questões sobre a ligação dos grandes modelos de linguagem com a engenharia de software.

Ainda em destaque a presença de Bertrand Meyer, académico francês que criou a linguagem de programação Eiffel nos anos 80, de Alexander Serebrenik cujo objetivo da sua investigação é facilitar a evolução do software, tendo em conta os aspetos sociais do desenvolvimento de software, de Luís Cruz, doutorado pelo MAP.i, a trabalhar na Delft University of Technology nas áreas da Engenharia de Software Sustentável e da Green AI, entre muitos outros que prometem enriquecer o evento proporcionando uma “visão abrangente das múltiplas facetas da Engenharia de Software, desde a teoria até a prática, e oportunidades para uma aprendizagem profunda e interação entre os pares”.

A Comissão Organizadora da conferência conta com vários docentes do DEI e como General Chairs, Ana Paiva e Rui Maranhão Abreu, prontos para receber os cerca de 2 mil participantes que chegam esta semana à capital.