Alexandra Mendes conquista o Atlantic Security Award 2024

A atual conjuntura internacional tem vindo a reforçar a importância da investigação científica de excelência que permita suportar boas políticas de segurança e defesa no espaço do Atlântico.

O Atlantic Security Award, que resulta da parceria entre a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), o Centro do Atlântico e o Instituto da Defesa Nacional (IDN), é um programa que apoia com 15 mil euros dois investigadores com projetos de investigação de elevada qualidade que contribuirão para o progresso do conhecimento em temas relacionados com desafios atuais no âmbito da Segurança e Defesa no espaço atlântico.

Alexandra Mendes, Professora Auxiliar do DEI/FEUP, foi uma das vencedoras desta edição com o projeto “Leveraging Large Language Models Trained on Dark Web Data to Support Decision Making for Atlantic Security and Defense”, que vê nesta conquista o reconhecimento do seu percurso profissional e o valor do seu projeto de investigação cujo objetivo será ter um modelo que facilite a formulação de políticas, estratégias e políticas de defesa, e operações das forças de segurança contra o cibercrime, comércio ilícito, e outras ameaças facilitadas pela dark web no Atlântico.

Durante um período de 8 meses no presente ano de 2024, Alexandra desenvolverá um protótipo de uma ferramenta de software que pretende fazer uso de um Grande Modelo de Linguagem (LLM), treinado ou ajustado finamente (fine-tuned) com recurso a bases de dados de grande dimensão com dados da dark web, e de políticas relevantes para o Atlântico.

“O Prémio é um marco importante na minha carreira pois, além de reconhecer o meu percurso profissional e o valor da minha proposta de investigação, permite reforçar a minha colaboração com colegas da Carnegie Mellon University”, partilha Alexandra Mendes.

Este é o terceiro ano de atribuição do prémio, que contou com um júri composto por:

Ana Santos Pinto, Professora na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa;

Luís Miguel Escudeiro da Costa Cabral, Atlantic Centre;

Maria Francisca Saraiva, investigadora residente do Instituto de Defesa Nacional.

+ informação sobre o prémio e os 2 projetos vencedores, de Alexandra Mendes e Jan Stockbruegger, pode ser vista aqui.