A palestra intitulada “Governança de Inteligência Artificial: Erros, Desinformação e Desafios Contemporâneos” será apresentada no dia 16 de maio, às 10:30, na sala I-105.
Resumo:
Nesta sessão dupla, os investigadores André Lemos e Haline Maia exploram, a partir de perspectivas críticas e interdisciplinares, alguns dos principais dilemas que emergem da crescente presença da inteligência artificial na vida social, educacional e informacional.
André Lemos foca a sua apresentação nas falhas e perturbações que atravessam os sistemas algorítmicos, discutindo como a IA pode ser não apenas eficiente, mas também precária, incerta e opaca. Através de uma abordagem sociotécnica, analisa os erros da IA como elementos estruturantes da cultura digital contemporânea.
Haline Maia traz à discussão as implicações da IA nos ecossistemas informativos, com ênfase no jornalismo e na desinformação. Partindo de um estudo que combina metodologias participativas e avaliação ética de impacto tecnológico, apresenta reflexões sobre como alinhar tecnologias como deepfakes e fact-checking automatizado com valores humanos fundamentais.
Cada uma das intervenções terá uma duração de 30 minutos, terminando com um espaço de debate com o público. A palestra integra a pesquisa Governança de Inteligência Artificial no Brasil e em Portugal: Cruzamento e Tendências. Apoio CNPQ/MCTI/FNDCT 22/2024.
Sobre os Palestrantes:
André Lemos é Professor Titular da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e coordenador do Lab404. Doutor pela Sorbonne, com pós-doutoramentos no Canadá, Irlanda e Brasil, é referência internacional em cibercultura, mediações tecnológicas e estudos sociotécnicos. Autor de mais de 15 livros e vencedor de diversos prémios, atualmente investiga os efeitos dos erros, falhas e instabilidades nos sistemas digitais. É pesquisador nível 1A do CNPq e membro titular da Academia de Ciências da Bahia.
Haline Maia é investigadora afiliada ao INESC TEC e ao CIRCLE (Lund University), além de Professora Associada no IPAM. Doutorada pela FEUP em Media Digitais, atua nas áreas de governança da IA, ética algorítmica e educação. Com 15 anos de experiência em comunicação, tem produção académica indexada e participação ativa em projetos internacionais sobre jornalismo automatizado e estratégias digitais.