Provas de Doutoramento em Media Digitais: “Location-Based Serious Games for Science Communication of Natural Heritage”

Provas de Doutoramento em Media Digitais

Candidata:
Liliana Andreia da Rocha Santos

Data, Hora e Local:
29 de junho, às 14:00, na Sala de Atos da FEUP

Presidente:
Doutor Pedro Nuno Ferreira da Rosa da Cruz Diniz, Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Vogais:
Doutora Luciane Maria Fadel, Professora Adjunta do Departamento de Expressão Gráfica da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil;
Doutora Teresa Isabel Lopes Romão, Professora Associada do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa;
Doutor João Paulo Fonseca da Costa Moura, Professor Auxiliar da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;
Doutor Paulo Simeão de Oliveira Ferreira de Carvalho, Professor Auxiliar do Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto;
Doutor António Fernando Vasconcelos Cunha Castro Coelho, Professor Associado com Agregação do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Orientador);
Doutor Rui Pedro Amaral Rodrigues, Professor Associado do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Resumo:

“Comunicação Científica assume cada vez mais importância para sensibilizar as pessoas para o património natural, que é da maior importância para uma sociedade sustentável.

Esta tese propõe o uso de jogos sérios baseados na localização como uma ferramenta de media digital eficaz para a comunicação de ciência do património natural. A nossa hipótese é que os jogos sérios podem ser uma ferramenta eficaz para a comunicação de ciência do património natural e que os jogos sérios baseados em localização podem melhorar ainda mais a comunicação de ciência relativa ao património natural, permitindo que essa mensagem ocorra no seu respetivo contexto físico (in loco). Com as nossas questões de investigação procuramos descobrir qual o papel dos jogos sérios para a comunicação de ciência do património natural, como os jogos sérios baseados na localização podem contribuir para a comunicação de ciência do património natural e como podemos ajudar outras pessoas a projetar jogos sérios baseados na localização para comunicação de ciência do património natural.

Uma revisão sistemática da literatura ajudou a entender os possíveis papéis dos jogos sérios na comunicação de ciência. Revelou que eles podem aumentar a consciencialização, o gosto, o interesse, as opiniões e a compreensão do nosso património natural. Também identificámos diferentes tipos de tecnologias, mecânicas de jogos e conteúdos de comunicação de ciência que estes jogos integram.

Esta investigação segue a metodologia de Design science research. Desenvolvemos três protótipos de jogos para entender como os jogos sérios baseados na localização podem contribuir para esta área e, assim, responder à segunda questão de investigação. Estes jogos incluíam um mapa com pontos de interesse, a localização de um Sistema Global de Navegação por Satélite, informação georreferenciada, mini-jogos contextualizados, uma galeria de fotos colecionáveis e conteúdos para o público em geral. Foram desenvolvidos no contexto de um parque natural específico, no entanto, o conceito pode ser adaptado e aplicado a diferentes parques, jardins botânicos e outros espaços verdes.

O conhecimento e a experiência obtidos com a revisão da literatura e a criação dos protótipos ajudaram a desenvolver um modelo teórico e diretrizes para a criação de jogos sérios baseados na localização para comunicação de ciência do património natural, respondendo assim à terceira questão de investigação. O modelo teórico inclui o contexto, objetivos, procedimentos, o produto e as respostas. As diretrizes auxiliam ainda mais na análise, design, desenvolvimento e avaliação. Um workshop de cocriação para idealizar jogos sérios baseados na localização para um parque urbano foi criado para validar o modelo teórico e as diretrizes.

Os jogos sérios baseados na localização são uma ferramenta de media digital eficaz para a comunicação de ciência do património natural, permitindo a comunicação de forma mais contextualizada, melhorando assim a experiência do visitante. Por último, como principais contribuições, propomos um modelo teórico e um conjunto de diretrizes para a conceção de jogos sérios baseados na localização para a comunicação de ciência do património natural.”

 Palavras-chave: Jogos sérios, Jogos Baseados na Localização, Comunicação de Ciência, Património Natural.

DEI Talks | “Investigação, ensino e serviços em Biomecânica: um casamento virtuoso com a informática” pelo Prof. João Paulo Vilas-Boas

O Laboratório de Biomecânica da Universidade do Porto (LABIOMEP-UP) foi criado com a intenção de congregar os esforços da massa crítica da Universidade do Porto nos domínios da Biomecânica, sejam eles dedicados ao ensino, investigação e extensão universitária, nos domínios desportivo, forense, clínico, da saúde e da segurança, da ergonomia, etc. Trata-se, portanto, de uma unidade de vocação transversal à generalidade dos territórios da Universidade e, por isso, eminentemente trans e interdisciplinar.

Dedicando-se ao estudo das causas e dos efeitos das forças e tensões geradas e aplicadas pelos e aos sistemas biológicos e aos dispositivos protéticos e ortópticos, o LABIOMEP-UP recorre à medição e processamento de dados relativos a forças internas e externas aos sistemas biológicos e aos seus efeitos, nomeadamente cinemáticos e plásticos, os domínios de operação alongam-se da dinamometria à cinemetria, passando pela eletromiografia, morfometria (interna – recorrendo a imagem médica – e externa – recorrendo a levantamento de forma planar e 3D), termografia e bioenergética. Em qualquer destes espaços, e particularmente no domínio da sua interpretação cruzada e integrada, a informática está recorrentemente presente, seja através de aplicações “cliente”, seja através de soluções dedicadas vocacionadas para a solução de problemas específicos. Este é, obviamente, um casamento virtuoso: dos que fluem sem que se percebam grandes tensões entre os méritos e limitações de cada parte. Pelo contrário: não podem já viver uns sem os outros…

Investigação, ensino e serviços em Biomecânica: um casamento virtuoso com a informática” será apresentada dia 28 de junho, às 15:00, na sala B011 da FEUP, com a moderação do Prof. Rui Camacho (DEI).

João Paulo Vilas-Boas was born in 1960; Full Professor of Biomechanics at the University of Porto, Faculty of Sport, since 2004; Head of LABIOMEP-UP – Porto Biomechanics Laboratory, University of Porto; ISBS Geoffrey Dyson Award 2022; Invited Full Professor of Biomechanics at the Universidade Católica Portuguesa, Porto, since 2009; resident of the International Council Biomechanics and Medicine in Swimming (icBMS); Head of the Biomechanics Laboratory of the University of Porto (LABIOMEP); Member of the Scientific Committee of the Doctoral Course in Sport Sciences of the University of Porto; Member of the Scientific Committee of the Doctoral Course in Physiotherapy of the University of Porto; Member of the Scientific Committee of the Doctoral Course in Occupational Health and Safety of the University of Porto; Member of the Direction Board of the Research Unit CIF2D / FCT; Participant and responsible for several financed research and co-promotion applied research projects; Promoter, co-promoter or advisor of more than 40 Ph.D. defended thesis in Portugal and abroad; Promoter of more than 95 M.Sc. dissertations; teaches Biomechanics and Swimming Science at graduation and post-graduation courses of Sport Sciences, Bioengineering, Physiotherapy and Podiatry in a number of universities in Portugal and abroad; Invited speaker at more than 220 scientific and professional meetings; Author of more than 760 presentations to scientific and professional meetings; Author of more than 420 scientific papers internationally published under peer review process, from which more than 290 indexed at SCOPUS (h-Index=32); Author and / or editor of 14 books with national or international circulation;

Editorial boards member of: Journal of Swimming Research; Springer Book Series: Lecture Notes in Computational Vision and Biomechanics (LNCVB); Journal for Computational Vision and Biomechanics; Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Educação Física, Faculdade Central de Cristalina, Brazil; Motricidade; International Journal of Environmental Research and Public Health.

Review Editor of: Frontier in Bioengineering – Biomechanics.

Associated Editor of: Sports Biomechanics; Portuguese Journal of Sport Sciences; International Journal on Multidisciplinary Approaches to Innovation (IJMAI).

Peer Review boards of more than 30 international journals.

Chairman of the X International Symposium on Biomechanics and Medicine in Swimming, Porto 2006; Co-chairman of the XXIX International Conference on Biomechanics in Sports, ISBS’2011, Porto; Swimming coach for more than 20 years, having participated at European and World Championships; Six times proposed and three times elected “Coach of the Year” of the Portuguese Swimming Coaches Association ; Three times Swimming Teams Portuguese National Champion (Futebol Clube do Porto); Coached bronze medalists in Dunkerque and Malta European Junior Swimming Championships; Olympic Coach at Sydney 2000 and Athens 2004; Member of the board of the Portuguese Swimming Federation between December 2004 and 2008; President of the General Assembly of the Portuguese Swimming Federation from 2008 to 2012; Member of the Board of the Olympic Committee of Portugal since 2012; Vice-President of the Olympic Committee of Portugal since 2021.”

CreativityTalks | “O indivíduo criativo: da confluência de requisitos aos desafios da cognição” por Fátima Morais

A décima segunda sessão das Creativity Talks terá como oradora a distinta investigadora da Universidade do Minho, Fátima Morais, sobre “O indivíduo criativo: da confluência de requisitos aos desafios da cognição”.

“A criatividade explica-se na conceção de uma rede de variáveis em interação, pessoais e sociais. Todavia, o foco deste trabalho estará no indivíduo, o ator inicial da gestação de uma ideia criativa.  Mais do que tentar responder ao que criatividade é, refletir-se-á o que um indivíduo criativo requer – o termo “requisitos” implica potencialmente a operacionalização de conceitos, logo, uma postura proactiva e concreta de promoção. Neste contexto, após se entender o indivíduo criativo como uma confluência de diferentes dimensões, ter-se-á como alvo de maior detalhe a sua cognição. Os processos cognitivos criativos são as ferramentas que tipicamente marcam, em qualidade e em maior frequência de utilização, os indivíduos que provocam inovação. Esta análise carregará a responsabilidade de que tais ferramentas sejam aplicadas e promovidas no quotidiano de todos – serão partilhados variados exemplos desse desafio educativo. Espera-se que tal partilha permita novas ideias nas práticas de quem nos escuta.”

Maria de Fátima Morais é licenciada em Psicologia pela Universidade do Porto e doutorada em Psicologia da Educação pela Universidade do Minho. Nesta última Universidade, é Professora Auxiliar do Instituto de Educação. É investigadora integrada do Centro de Investigação em Educação (CIEd) na Universidade do Minho. É membro da Associação Nacional para o Estudo Intervenção na Sobredotação (ANEIS) e da Rede Internacional de Investigação, Intervenção e Avaliação em Altas Capacidades Intelectuais (REINEVA). Pertence ao Conselho Científico e Editorial de algumas revistas. Tem feito consultadoria a associações de estudo e de promoção da criatividade (exs: Torrance Center Portugal; ANEIS) e tem publicações a nível nacional e internacional acerca desse tema.

A sessão terá lugar dia 22 de junho, às 18:00, na sala B008 da FEUP, e contará com a moderação de Manuel Firmino Torres, Professor do DEI. Será igualmente transmitida via Youtube.

A entrada é livre mas a inscrição necessária.

DEI Talks | “Internet of Things and Security” pelo Prof. Mostafa Azizi

“Internet of Things and Security” será apresentada quarta feira, 21 de junho, às 14:45, na sala B006, com a moderação do Prof. António Pimenta Monteiro, docente do DEI.

Pelo autor:

“Internet of things (IoT) as a new discipline has emerged since more than two decades, it is a technology vision to widen the classic Internet by integrating new applications and connecting physical devices (such as sensors, actuators …). Reinforced by AI, IoT has gained a broad presence over different economic sectors, namely industry, agriculture, transportation, logistics, health, management of cities and homes … According to some criteria of energy autonomy, distance and smartness level, several connection types and protocols are available. Similarly as for the OSI or TCP/IP models for computer networks, IoT could be also perceived as a succession of at least three layers (Edge layer, Fog layer, and Cloud layer). Some connection protocols, such as RFID, ZigBee, WIFI, NB-IoT, and LoraWAN, are used for the communication infrastructure, while other protocols such as MQTT, CoAP, and HTTP are considered at the application level. With the advent of Industry 4.0, the proliferation of IoT was intensified, leading to the emergence of smarthomes, smartcities, smartfactories, industrial IoT (IIoT), Medical IoT (MIoT) … IoT combined with AI and data engineering is transforming our daily lives and environments. Meanwhile, this wide use of IoT is facing real security threats that could disrupt the availability of the services or inject fake data streaming. Unfortunately, most of the used devices are not prepared to protect themselves, and do not assure the least level of security. In this talk, we will present some concepts, technologies, and applications of IoT; then, we will deal with the IoT security aspect and raise awareness on this topic.
Keywords: IoT/IIoT, Industry 4.0, Smart devices, AI, IoT layers, IoT protocols, Security.

Mostafa AZIZI received a State Engineer degree in Automation and Industrial Computing from the Engineering School EMI of Rabat, Morocco in 1993, then a Master degree in Automation and Industrial Computing from the Faculty of Sciences of Oujda, Morocco in 1995, and a Ph.D. degree in Computer Science from the University of Montreal, Canada in 2001. He also earned tens of certifications in Programming, Networking, AI, Computer Security … He is currently a Professor at the department of computer engineering, ESTO, University Mohammed 1st of Oujda. His research interests include Security and Networking, AI, Software Engineering, IoT, and Embedded Systems. His research findings with his team are published in over 100 peer-reviewed communications and papers. He also served as PC member and reviewer in several international conferences and journals (See https://scholar.google.com/citations?user=qlTcK5MAAAAJ).”

Simpósio de Informática @DCE 2023

A 5ª edição do Congresso Doutoral em Engenharia (DCE), terá lugar na FEUP nos dias 15 e 16 de junho, com este programa.

O Simpósio de Informática, integrado no evento, acontecerá sexta-feira, dia 16, na B034, com a coorganização  do ProDEI, do PDMD e do MAP-i, onde serão apresentados alguns dos trabalhos de investigação em curso dos 3 programas doutorais.

Logo após a abertura terá lugar a Keynote: Digital dreams, real thrills: unleashing the power of XR in performing arts and beyond, conduzida pelo Prof. António Baía Reis (Alumnus PDMD) .

Abstract: As virtual worlds expand and develop, the integration of live performance and XR technologies becomes a prominent aspect not only in the arts and entertainment sector, but also within corporate and various other industries. The Covid-19 pandemic has accelerated the adoption of immersive experiences and virtual platforms, creating a diverse array of live performances and interactive moments. Groundbreaking productions from the Royal Shakespeare Company, Ferryman Collective, Double-Eye Studios, and La Cuarta Pared VR have paved the way, while spontaneous events like poetry slams on VR Chat or Rec Room continue to gain traction. In this presentation, XR researcher and performer António Baía Reis will delve into the Avatarium method, a work in progress that aims to explore the ecosystem of virtual worlds and their implications for the future of performing arts and beyond. By identifying unique challenges and opportunities, we will uncover the potential of digital performance to transform not only arts and culture but also reshape how corporations and various industries engage with virtual realms.

Bio: António Baía Reis is an interdisciplinary university professor, researcher, and artist with an unwavering passion for extended reality (XR) and interactive media, along with their boundless potential to connect with broader society. He holds a BA in International Relations, a Professional Acting Diploma, an MA in Communication Sciences, and a practice-based PhD in Digital Media. The latter was completed in collaboration with the University of Porto and Stanford University, focusing on XR, creative processes, and social change. With a diverse artistic background spanning professional acting, music, and multimedia art for over 10 years, he has been developing a creative and research portfolio at the intersection of digital media, VR, performance, experimental music and film, and art installations. Having prior experience in digital media and the arts and cultural industry, including executive-level positions such as his role as Academic Executive Director at the Los Angeles-based company Umaya, where he was involved in multidisciplinary teams collaborating with brands such as Loewe, Nvidia, AMC, Orange, Vodafone, Telefonica, and MasterChef, Reis regularly shares his knowledge in XR, digital media, communication, the arts, and their interconnected fields across various sectors. Currently, he is an Invited Assistant Professor at both Universidad Complutense de Madrid and NOVA University of Lisbon, where he shares his expertise in digital and emerging media at the postgraduate level. He also leads research on emerging media and communication as an integrated PhD researcher of the Innovation on Digital Media research lab at Universidad Carlos III in Madrid. As the Course Director for the “Live Performance in the Metaverse” course at the Multiverse Institute for Arts & Technology (MIAT) in Milan, he mentors students in designing and executing live performances using VR and other innovative technologies. Additionally, he is the founder, stage director, and VR actor of La Cuarta Pared VR, a pioneering virtual reality theater collective based in Madrid that explores live acting and performance in virtual realms. Recent awards and special achievements include receiving a MSCA Marie Curie Postdoctoral Fellowship in 2021 for his groundbreaking project aimed at enhancing science communication through immersive media arts. As a published author in leading scientific journals and the Director and Editor-in-Chief of the academic journal Cinema & Territory, as well as a member of the editorial board of the Q1 journal Media Practice and Education, Reis continues to contribute to scholarly discourse. More at www.antoniobaiareis.com

O programa da sessão pode ser visto aqui.

Tomada de posse da nova Direção do NIAEFEUP

No passado dia 7 de junho tomou posse na sala I-105 da FEUP, pelas 11:00, a nova Direção do NIAEFEUP. André Moreira, o presidente cessante, conduziu a sessão que contou na sua abertura com intervenções do Prof. João Cardoso, Diretor do DEI, do Prof. Rui Rodrigues, Diretor do M.EIC, do Prof. Rosaldo Rossetti, Diretor da L.EIC, e do recém eleito Presidente da AEFEUP, Francisco Portela, com discursos de agradecimento à direção cessante e votos de felicidades àquela que assegurará a continuidade das atividades por mais um ano.

André Moreira, em posse da palavra, falou aos presentes sobre todas as atividades dinamizadas pelo núcleo durante o mandato, agradecendo a todos que com ele levaram a cabo tantas missões, reforçando “o quão gratificante foi a experiência”, destacando a importância dos núcleos e o impacto positivo que têm na vida estudantil da FEUP.

Seguiu-se a assinatura da tomada de posse dos 10 novos elementos, que se apresentam na fotografia anexa, da esquerda para a direita: Inês Gaspar (secretária), Nuno Pereira (Co-Coordenador de Projetos), Luís Duarte (Co-Coordenador de Projetos), Madalena Ye (Coordenadora de Imagem), Rita Cachaldora (Vice-Presidente), João Pereira (Presidente), Diogo Silva (Coordenador de Comunicação), José Martins (Co-Coordenador de Eventos), Gonçalo Miranda (Co-Coordenador de Eventos) e Mariana Solange (Tesoureira).

A sessão terminou com um discurso do motivado novo presidente, João Pereira, que reforçou a importância do núcleo pela oportunidade que dá aos estudantes de informática de aprender sobre o que mais gostam através da troca de experiências e saberes, não deixando de dirigir à direção cessante sentidas palavras de agradecimento.

Provas de Doutoramento em Media Digitais: ”Research data description in multiple domains: supporting researchers with data management plans”

Candidata:
Yulia Karimova

Data, Hora e Local
2 de junho, às 14:00, na Sala de Atos da FEUP

Presidente do Júri
Doutor António Fernando Vasconcelos Cunha Castro Coelho, Professor Associado com Agregação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Vogais
Doutora Maria Manuel Lopes de Figueiredo Costa Marques Borges, Professora Associada do Departamento Filosofia, Comunicação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra;
Doutor José Luis Brinquete Borbinha, Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa;
Doutora Irene Pimenta Rodrigues, Professora Associada do Departamento de Informática da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora;
Doutora Maria Cristina de Carvalho Alves Ribeiro, Professora Associada do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Orientadora);
Doutora Carla Alexandra Teixeira Lopes, Professora Auxiliar do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Resumo
A crescente quantidade de dados de investigação e o reconhecimento do seu valor na comunidade cientifica levou ao desenvolvimento de politicas e infra-estruturas. Os investigadores são incentivados a abrir os seus dados para assegurar a verificabilidade dos resultados e a transparência da investigação. Neste contexto, a Gestão e Dados de Investigação (RDM) torna-se uma componente vital da investigação de alta qualidade e uma atividade regular para os investigadores. O Plano de Gestão de Dados (DMP), o fornecimento de metadados de qualidade e a publicação de dados são algumas das atividades requeridas para seguir as politicas de Ciência Aberta. Contudo, estas atividades são demoradas e não obvias para os investigadores, exigindo conhecimentos específicos, esforço e experiencia. Para apoiar os investigadores, as instituições estão a procura de soluções e a desenvolver ferramentas, sistemas e serviços que visam satisfazer os requisitos do RDM. A implementação de qualquer sistema, ferramenta ou serviço de informação numa instituição de investigação requer o seu desenvolvimento, teste e avaliação, bem como a adaptação aos regulamentos existentes. Neste trabalho, apresentamos o desenvolvimento de um sistema de apoio para DMP que satisfaz os requisitos do RDM e as necessidades dos investigadores. Propomos também a sua implementação na infra-estrutura institucional. Exploramos vários aspectos relacionados com o desenvolvimento do sistema, nomeadamente requisitos e legislação do RDM e DMP a nível internacional e nacional, gestão de projetos institucionais e fluxos de trabalho do RDM, iniciativas, recomendações e ferramentas existentes. Introduzimos um método de construção de DMP baseado na colaboração entre investigadores e um data steward. Descrevemos a sua aplicação a casos de estudo de diferentes domínios científicos, analisamos os resultados e propomos a avaliação sistemática. Propomos também a criação do DMP através da implementação de vocabulários controlados no sistema de apoio para DMP, para fazer planos mais padronizados, de alta qualidade e detalhados. Para tal, aplicamos o método de colaboração em projetos do mesmo domínio cientifico, identificamos e propomos termos específicos que possam ser utilizados nos vocabulários controlados e contribuir para o desenvolvimento de Domain Data Protocols. O sistema de apoio para DMP proposto considera os mecanismos existentes de automatização e interoperabilidade, nomeadamente a norma machine-actionable DMP. Analisamos a norma e as ferramentas criadas de acordo com a mesma e propomos uma estrutura de DMP que possa ajudar a tornar os DMPs acionáveis por maquina. Sugerimos a implementação do sistema de apoio para DMP no fluxo de trabalho institucional, e a interface para apoiar os investigadores na criação de DMP e nas atividades de RDM em geral. Além disso, este trabalho conclui que o sistema de apoio para DMP pode ser implementado em qualquer instituição e utilizado para projetos em diferentes domínios científicos. Os resultados constituem um guia para as instituições que ainda se encontram no inicio do desenvolvimento da infra-estrutura do RDM. O feedback dos investigadores mostra que necessitam de apoio na criação e monitorização do DMP, não só na fase de planeamento do projeto, mas também no decurso deste e por vezes mesmo depois. Eles dão-nos reforço quanto a implementação do sistema proposto, sublinhando a sua importância e necessidade. Juntamente com os investigadores, as instituições também beneficiam da implementação de tal sistema, prestando apoio aos investigadores em questões de DMP, reduzindo o tempo para criar planos, melhorando a qualidade dos DMPs e fazendo com que os projetos cumpram os requisitos do RDM e dos financiadores, contribuindo assim para o prestigio da instituição.

Prémio Fundação Eng.º António de Almeida entregue a Bruno Lima

No passado dia 26 de maio, o Auditório José Marques dos Santos recebeu mais uma Conferement Ceremony, um evento onde a Faculdade de Engenharia confere a mais honrosa distinção a quem completou o doutoramento e defendeu a sua tese no ano letivo anterior.

A cerimónia, que teve inicio com a entrada do Cortejo Académico, agraciou não só os *Novos Doutorados 2022, como também os premiados dos Prémios Institucionais (Prémio Prof. Doutor Joaquim Sarmento, Prémio Fundação Eng.º António de Almeida e Prémio Prof. Doutor António Silva Cardoso), os Doutorados FEUP que celebraram este ano os 25 e os 50 anos de aniversário da sua data de doutoramento e o vencedor do Prémio Carreira, atribuído anualmente pela FEUP a um alumnus que se distinguiu pela sua extraordinária carreira profissional, este ano presenteado ao Eng. António Mota, que discursou emocionado perante uma plateia que o aplaudiu de pé.

Nesta edição o DEI destaca o seu Alumnus Bruno Miguel Carvalhido Lima, doutorado ProDEI que com a dissertação “Observability and Controllability in Scenario-based Integration Testing of Time-Constrained Distributed Systems”, recebeu o Prémio Fundação Eng.º António de Almeida, prémio pecuniário de €1500 que visou agraciar a tese mais original, de elevado mérito científico e interesse socioeconómico, dos seguintes Programas Doutorais: Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Física e Engenharia Informática (grupo de programas doutorais a concurso nesta edição).

Esta dissertação, orientada pelo docente do DEI, Prof. João Pascoal Faria, cujo resumo e versão integral  podem ser vistos no repositório aberto da U.Porto, foi para o seu autor um desafio estimulante e gratificante, que lhe permitiu colaborar com outros investigadores e profissionais da área e adquirir novas competências e experiências que enriqueceram a sua formação e o seu currículo. “Este prémio foi uma honra e um reconhecimento público pelo trabalho desenvolvido”, diz-nos Bruno Lima no final da cerimónia.

*Foram 19 os novos doutorados de programas doutorais do DEI distinguidos nesta cerimónia (4 ProDEI, 7 Media Digitais e 8 do MAP.i – curso conjunto da U.Porto, Universidade de Aveiro e Universidade do Minho), cuja lista pode ser consultada na página dos homenageados.

Linking Great Partners – “Learning by Innovating” apresenta-se dia 2 de junho na FEUP

Começamos a semana já a pensar em sexta feira e na comemoração de mais uma edição do evento emblemático do DEI, LGP – Linking Great Partners, que regressará ao Auditório José Marques dos Santos depois da “Unboxing Edition”, acolhida no ano passado pela Lionesa Business Hub.

Dia 2 de junho subirão a palco as equipas que desenvolveram 23 projetos de base tecnológica, compostas por 250 estudantes provenientes de vários mestrados da Faculdade de Engenharia da U.Porto (Engenharia Informática e Computação, Engenharia de Software, Multimédia, Engenharia de Serviços e Gestão, Engenharia Eletrotécnica e Computadores) e 5 estudantes da Faculdade de Belas Artes da U.Porto (Licenciatura em Design e Comunicação).

Gil Gonçalves, coordenador desta unidade curricular, diz-nos que a edição deste ano foi designada de “Learning by innovating”, por promover a aprendizagem através do desenvolvimento de soluções inovadoras, com o objetivo de reforçar a importância da ligação da Universidade com as empresas. No dia 2, será apresentada em 4 atos:

O primeiro – learning with society – é composto por um painel com as startups de LGP que desenvolveram soluções em colaboração com associações (por exemplo, a Associação do Porto de Paralisia Cerebral) e com unidades de investigação;

Os segundo e terceiro atos – learning with industry – incluem as startups de LGP que desenvolveram soluções em colaboração com empresas de diferentes áreas (consultoria tecnológica, soluções informáticas, indústria transformadora, saúde, …);

O último ato – learning with the market – inclui as startups que exploraram ideias propostas pelos estudantes e desenvolveram esses produtos interagindo com o mercado.

Deste que é conhecido por ser um “laboratório vivo“, que cria um contexto único e que proporciona aos estudantes o ambiente ideal para desenvolverem e praticarem competências transversais e multidisciplinares de gestão de projetos, colaboração, inovação, empreendedorismo, criatividade e comunicação, sairão projetos realizados com empresas reais, nascidos de propostas de produtos tecnológicos baseados em necessidades validadas pelo mercado.

Ao longo das várias fases da metodologia LGP – desde a organização das empresas e das equipas multidisciplinares, à apresentação do produto – os estudantes contactam clientes, parceiros e concorrentes, encontram a complexidade e incerteza inerentes à inovação de base tecnológica, e experienciam na primeira pessoa a cultura de uma startup.

O evento Linking Great Partners pode ser acompanhado nas redes sociais e no canal de Youtube do evento.

Equipa “magic FoRMuLa” conquista o 2º lugar no Ebec Challenge Iberia

Foi em clima de festa que a equipa “magic FoRMuLa” subiu ao palco do Ebec Challenge Iberia para receber a distinção do 2º lugar da competição que teve lugar em Madrid.

Após conquistarem o 1º lugar na fase local realizada no Porto, a equipa formada por Lucas Santos, Francisco Pires, Rita Ramada e Mafalda Magalhães, fez uma vez mais magia nos dois dias da competição, acompanhados de outras seis equipas que representaram as Universidades de Lisboa, Aveiro, Coimbra, duas de Madrid e uma de Valladolid. Ao longo dos dois longos dias, a equipa teve a oportunidade de colaborar intensamente entre equipa mas também partilhar conhecimento com os outros participantes, tendo sido, na opinião de todos, uma experiência muito enriquecedora, tanto a nível pessoal como profissional.

Foram dois dias intensos, cada um com uma proposta diferente para o desafio de Innovative Design. “No primeiro dia, fomos desafiados a criar um protótipo de um túnel subaquático, e utilizar uma impressora 3D para o fazer. No segundo dia, o objetivo era utilizar detritos de edifícios demolidos como material para uma máquina 3D, que seria responsável por imprimir novos edifícios” contou-nos Rita Ramada. “Estas propostas incentivaram a nossa criatividade, e a exploração da combinação entre tecnologia e engenharia para criar soluções viáveis. Ao mesmo tempo, fez-nos refletir sobre a importância da sustentabilidade e do reaproveitamento de materiais na construção” acrescenta a futura engenheira informática.

Após os desafios, explicaram as suas ideias e apresentaram os seus protótipos perante um júri, conquistando assim o 2º lugar.

“Este reconhecimento enche-nos de orgulho e valida o nosso trabalho árduo e dedicação ao longo do desafio. Foi uma honra ter participado na Ebec Challenge Iberia e ter tido a oportunidade de representar a nossa faculdade e curso fora de Portugal” conclui a equipa.

Foto: BEST Iberia