“Solutions R Us” e “InfoExperts” subiram ao pódio do EBEC Challenge Porto 2024

A 16 ª edição do EBEC Challenge – European BEST Engineering Competition Challenge, decorreu na FEUP nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2024, com formações obrigatórias de preparação na semana anterior. Dezenas de equipas formadas por estudantes da FEUP e da FCUP conceberem em 24 horas um protótipo colocando à prova a sua criatividade, a capacidade de resolução de problemas e o trabalho em equipa.

 Esta competição está dividida em duas modalidades, Case Study (prova teórica onde é dado um problema real de uma empresa para resolver) e Innovative Design (prova prática onde o principal objetivo é construir um protótipo, com um número de materiais limitado e de baixo custo), tendo sido nesta última que a equipa “Solutions R Us”, constituída por quatro estudantes do 2º ano da Licenciatura em Engenharia Informática e Computação, alcançou o 1º lugar.

Afonso Machado, Bruno Aguiar, Francisco Fernandes e Lara Coelho agarraram no desafio de criar uma atração para um parque de diversões e construíram um protótipo de uma atração com o tema jogos de sorte, como a roleta de casino e roleta russa, trazendo ao divertimento a componente do suspense. A atração gira, como uma roleta, e uma das secções é depois levantada aleatoriamente deixando os participantes quase na horizontal.

“O maior desafio foi idealizar e projetar o nosso protótipo tendo em conta a nossa ideia base e algumas limitações de material. Queríamos que fosse algo original e diferente das atrações comuns nos dias de hoje” diz-nos Lara Coelho sobre o desafio que, nas suas palavras, “foi superado graças ao trabalho de equipa, à boa disposição e ao entusiasmo!”. A equipa termina o seu testemunho afirmando que o que mais gostaram foram os momentos de convívio que esta experiência lhes proporcionou, da simpatia dos outros concorrentes e dos responsáveis, e da satisfação de ver o resultado do seu trabalho que os deixou muito orgulhosos.

Foi também com muito orgulho que Amanda Tartarotti, Leonardo Garcia, Pedro Castro e Sara Cortez, os “InfoExperts” estudantes do 2º ano da L.EIC, conquistaram o 2º lugar na modalidade Case Study. O desafio consistiu em apresentar soluções teóricas para dois problemas enunciados na hora: o 1º sobre gerir a reconstrução de uma cidade abalada pela guerra de forma sustentável e o 2º sobre desenvolver um sistema de compressão para células de hidrogénio. Segundo Sara Cortez, este último foi realmente desafiador por não estar relacionado com informática, o que tornou o resultado ainda mais recompensador. Sara acrescenta ainda “ estou imensamente grata pelas pessoas incríveis da minha equipa e pelo nosso orgulhoso segundo lugar”.

Este ano não se realizará o EBEC Challenge Iberia, que levaria as equipas vencedoras das rondas locais de Portugal e Espanha a uma grande final, tal como aconteceu no ano passado com a equipa “magic FoRMula” que depois de conquistar o 1º lugar na competição do Porto, conquistou o 2º lugar nesta competição ibérica.

Desde o ano letivo 2013/2014 que a EBEC Challenge Porto é creditada com 1,5 ECTS como sendo uma ação de formação de 40,5 horas.

Foto: BEST Porto

DEI TALKS | “A Survey of Tasks Derived from or Related to Natural Language Inference” pelo Prof. Martin Víta

“Natural language inference (recognizing textual entailment task in the past) belongs to the most prominent tasks in current NLP, it is a keystone of natural language understanding. NLI can be stated as a classification task whether a given hypothesis can be inferred from a  given premise. In this talk, we are going introduce a large variety of tasks accompanied by illustrative examples and review corresponding state-of-the-art results. This talk may serve as starting point for anyone who want to apply new approaches and models to investigate these not so much known tasks (as well as apply them in downstream applications).”

A Survey of Tasks Derived from or Related to Natural Language Inference” será apresentada dia 23 de fevereiro, às 17:00, na sala I 025, com a moderação do Prof. Carlos Soares (DEI).

Martin Víta graduated at the Faculty of Mathematics and Physics, Charles University in Prague in the field of discrete models and algorithms. Later, he obtained PhD degree at the Faculty of Informatics, Masaryk University in Brno in natural language processing. Currently, he serves as an assistant professor at the Faculty of Informatics and Statistics, Prague University of Economics and Business where he teaches mathematics and text analytics. He is also a researcher at Czech Academy of Sciences where he focuses in ML and text mining topics.”

Creativity Talks | “Shaping Technology with Moral Imagination: The Creative Act of Value Sensitive Design” por Batya Friedman

A 13ª Creativity Talk, a primeira de 2024, terá como convidada a Professora Batya Friedman (University of Washington), pioneira em Value Sensitive Design (VSD), uma abordagem que tem em conta os valores humanos na conceção de sistemas técnicos. Demonstrará de que forma o seu trabalho nesta área resultou em construções teóricas robustas, dezenas de métodos inovadores e conjuntos de ferramentas práticas, como os Envisioning Cards. A conceção sensível aos valores foi amplamente adotada, sendo atualmente utilizada em arquitetura, informática biomédica, engenharia civil, segurança informática, energia, saúde global, interação homem-computador, interação homem-robótica, gestão da informação, teoria jurídica, filosofia moral, política tecnológica, transportes e planeamento urbano, entre outras áreas.

“Shaping Technology with Moral Imagination: The Creative Act of Value Sensitive Design” será apresentada dia 22 de fevereiro, às 18:00, no canal YouTube das C Talks, com a moderação da Prof. Eliana Santiago, Professora Auxiliar da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Toda a Informação sobre a palestra poderá ser vista na página web das Creativity Talks.

Batya Friedman is a Professor in the Information School and holds adjunct appointments in the Paul G. Allen School of Computer Science & Engineering, the School of Law, and the Department of Human Centered Design and Engineering at the University of Washington where she co-founded the Value Sensitive Design Lab and the UW Tech Policy Lab. At the heart of Dr. Friedman’s work lies a fascination with cultivating moral and technical imagination. Dr. Friedman pioneered value sensitive design (VSD), an approach to account for human values in the design of technical systems. Over the course of three decades, her work in value sensitive design has resulted in robust theoretical constructs, dozens of innovative methods, and practical toolkits such as the Envisioning Cards. Value sensitive design has had wide appeal globally where it has been used in architecture, biomedical health informatics, civil engineering, computer security, energy, global health, human-computer interaction, human-robotic interaction, information management, legal theory, moral philosophy, tech policy, transportation, and urban planning, among other fields. Additionally, value sensitive design is emerging in higher education, government, and industry as a key approach to address computing ethics and responsible innovation. Today, Dr. Friedman is working on open questions in value sensitive design including multi-lifespan design, and designing for and with non-human stakeholders – questions critical for the wellbeing of human societies and the planet.”

Apresentação dos Mestrados do DEI

Com o objetivo de dar a conhecer a oferta formativa do Departamento de Engenharia Informática ao nível dos Segundos Ciclos de Estudos, será promovida uma sessão de apresentação de todos os mestrados do DEI na tarde de quarta feira, dia 14 de fevereiro, no Auditório da FEUP.
Será uma oportunidade para os estudantes de licenciatura conhecerem com mais detalhe o funcionamento dos cursos, das suas áreas de estudo, empregabilidade e perspetivas associadas à frequência dos mestrados.
Esta sessão pretende orientar e esclarecer, facilitando assim um pouco mais a escolha na hora de submeter a candidatura.

Programa
14:45 | Abertura do Auditório
15:00 | Abertura da Sessão
15:15 | Apresentação M.EIC – Mestrado em Engenharia Informática e Computação (Prof. Rui Rodrigues)
15:30 | Apresentação M.IA – Mestrado em Inteligência Artificial (Prof. João Cardoso/ Prof. João Pedro Pedroso)
15:45 | Apresentação MM – Mestrado em Multimédia (Prof. Jorge Barbosa)
16:00 | Apresentação MCI – Mestrado em Ciência da Informação (Prof. Carla Teixeira Lopes)
16:15 | Apresentação MESW – Mestrado em Engenharia de Software (Prof. João Pascoal Faria)
16:30 | Apresentação MECD – Mestrado em Engenharia e Ciência de Dados (Prof. José Luís Borges)
16:45 | Esclarecimento de dúvidas (com intervenção do secretariado)

A sessão é livre, não necessita de inscrição. Estão todos convidados!

DEI TALKS | “Architectures for building Extraordinary Software” com Joseph Yoder, Graziela Simone Tonin, Neil Harrison e Filipe Correia

Quando se constroem sistemas complexos, poderá ser demasiado fácil focarmo-nos principalmente nas funcionalidades em detrimento das qualidades do software, especificamente as relacionadas com a arquitetura. A pressão para se adaptar e moldar o mercado exige que as organizações adicionem novas funcionalidades, acomodem novas interações e tenham novas equipas a trabalhar na adaptação do software. Alguns acreditam que, simplesmente seguindo as práticas Agile – começando o mais rápido possível, mantendo o código limpo e fazendo muitos testes – uma boa arquitetura surgirá por magia. Embora surja uma arquitetura, se não for prestada atenção suficiente à arquitetura e ao código, a dívida técnica e os problemas de design irão surgir até se tornarem confusos, dificultando a entrega de novas funcionalidades de forma rápida e fiável. Por vezes, uma arquitetura de software simples, que começa por ser pequena quando a comunicação é fácil, pode suportar alterações arquitetónicas guiadas e incrementais e pode evoluir gradualmente com o seu ambiente, mantendo-se adequada aos seus objetivos. Outras vezes não é assim tão simples: a arquitetura de software inicial pode ser pouco adequada para suportar as alterações necessárias ou a acumulação de decisões arquitetónicas não otimizadas (também conhecidas como dívida técnica arquitetónica) pode ser demasiado grave. É essencial ter uma arquitetura sustentável que possa evoluir ao longo do ciclo de vida do projeto. A arquitetura sustentável exige uma atenção permanente, especialmente quando há prioridades em evolução, muitos riscos técnicos e muitas dependências.

Esta será uma mesa redonda em que os participantes e os membros do painel convidados discutirão considerações arquitetónicas para a conceção de sistemas, especificamente sobre arquiteturas para a criação de software de excelência.

 “Architectures for building Extraordinary Software” será apresentada dia 7 de fevereiro, das 15:00 às 16:15, na sala B033 e será moderada por Carlos Duarte (DEI).

 

Short Bios:

 Joseph (Joe) Yoder is a research collaborator at IME/USP, president and a fellow of the Hillside Group (www.hillside.net), a group dedicated to improving the quality of software development, and is a founder and principal of the Refactory (www.refactory.com), a company focused on software architecture, design, implementation, consulting, and mentoring on all facets of software development. He is best known as an author of the “Big Ball of Mud” pattern, illuminating fallacies in software architecture. Joe is also a co-author of “A Scrum Book: The Spirit of the Game”; which includes 94 patterns and 2 pattern languages about getting the most out of Scrum. Joe teaches and mentors developers on agile and lean practices, architecture, flexible systems, clean design, patterns, refactoring, and testing. Joe has presented many tutorials and talks, arranged workshops, given keynotes, and helped organize leading international agile and technical conferences. Joe believes software is still too hard to change and wants to do something about this. Recently, the ACM recognized Joe as a Distinguished Member in the category of “Outstanding Engineering Contributions to Computing” and the Hillside Group awarded Joe as a Hillside Fellow.”

Graziela Simone Tonin has worked in the technology market for over 19 years in Brazil and abroad. Ph.D. in Computer Science. She received the US IBM World Award and the Women of Value Award. Graziela mentors and worked in several national entrepreneurship and innovation programs, such as Innovativa Brasil. Ambassador of Clube Bora Fazer, an entrepreneurship community. She works as a professor at Insper Institution, a Teacher of Executive Education and customized programs for C-Levels, and also is a professor in the Computer Science and Engineering program. She led the Women In Tech Project and co-leader in the Gender Front of the Diversity Committee at Insper. Graziela leads volunteer projects throughout Brazil through the Grupo Mulheres do Brasil. In addition, she is part of a worldwide research project that analyzes initiatives aimed at women in software engineering.”

Neil Harrison is a professor and former head of the Department of Computer Science at Utah Valley University, USA. He led the department for seven years, in which he directed the creation of three new baccalaureate programs and two new emphases within the BS in Computer Science program. He oversaw the rollout of a graduate program. He led the accreditation of the software engineering program, and the re-accreditation of the computer science program.
Dr. Harrison is the author of over twenty-five widely cited articles in the areas of software patterns, software architecture, and software engineering and organizations. He is the co-author of the book, “Organizational Patterns of Agile Software Development.” He has been a leader in the software patterns movement and is the namesake of the “Neil Harrison Shepherding Award”, which is awarded annually at patterns conferences. He has been an invited speaker and keynote speaker at conferences, including Agile Portugal. Dr. Harrison holds a PhD from the University of Groningen (the Netherlands), an MS from Purdue University and a BS from Brigham Young University, all in computer science.”

Filipe Correia is a professor of Software Engineering at the University of Porto / FEUP and a researcher at INESC TEC. In the past, he played other roles, from software architect to coach, to developer. His research interests tend to revolve around software design, architecture, agility, and DevOps. In the last few years, his work has been focusing on microservice-based architectures and the highly maintainable and flexible systems they allow to create, and on strategies to improve the Developer Experience across the software development lifecycle. You can find more information on Filipe’s website.”

Carlos Duarte (Moderador) is a software engineer and researcher at INESC TEC. He is also a PhD student at FEUP’s ProDEI, and an invited assistant lecturer at FEUP (software engineering course). He previously worked at DevScope. His research interests revolve around software architecture, more specifically architectural erosion and evolution. Currently, he is researching the relationship between architectural erosion and technical debt, and how software visualization techniques can help identify and prevent erosion from affecting software systems. His Master thesis focused on improving the refactoring experience in IDEs, allowing the creation of custom refactoring tools by describing detection and transformation patterns using a DSL. The thesis won the 2022 Vestas award for best Master thesis in informatics engineering at FEUP.”

DEI TALKS | “Let’s discuss about Models and Languages for embedded systems in Industry 4.0” pelo Prof. Julio Medina

“This talk proposes to have a conversation about the trends in conceptual modelling languages used for the design and analysis of real-time and embedded systems in the context of the ever changing industrial environments but never changing business demands”.

“Let’s discuss about Models and Languages for embedded systems in Industry 4.0” será apresentada dia 01 de fevereiro, às 11:00, na sala I-105, com a moderação do Prof. Gil Gonçalves (DEI).

Short Bio:
“Julio Medina is Associate Professor at Universidad de Cantabria, Spain. His main research areas include the modeling of real-time distributed systems for schedulability analysis and dependability, standards and languages for the representation of such models, and their usage for modular and component-based development software engineering strategies. He contributes to the OMG in the standardization of languages like SysML, MARTE, UCM, UTP, among others.”

Talk a Bit de volta para a sua 12ª edição

*Talk a Bit está de volta ao palco do Auditório da FEUP já no próximo sábado, dia 3 de fevereiro.

O tema desta 12ª edição, “Today’s Choices, Tomorrow’s World”, destacará o impacto profundo das decisões tecnológicas contemporâneas no futuro.

O programa contará com palestras e discussões esclarecedoras sobre Inteligência Artificial (IA) e o seu papel na saúde, cidades inteligentes e indústrias sustentáveis. Serão vários os especialistas que partilharão com o público o seu conhecimento sobre os mais recentes avanços tecnológicos e as suas implicações futuras, promovendo um ambiente propicio à aprendizagem e socialização.

Hugo Neves (MOG), Filipe Portela (IOTECH), Luís Valente (ILOF) e Tiago Reis (DIGESTAID) são presenças confirmadas na lista de oradores convidados, num programa em atualização que pode ser visto aqui.

As inscrições são gratuitas mas devem ser submetidas aqui.

*Talk a Bit é uma conferência tecnológica organizada pelos estudantes do Mestrado em Engenharia Informática e Computação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Provas de Doutoramento em Engenharia Informática: ”Highly reconfigurable smart component system”

Candidato
Luís Carlos de Sousa Moreira Neto

Data, Hora e Local
31 de janeiro, 14:15, Sala de Atos da FEUP

Presidente do Júri
Doutor Carlos Miguel Ferraz Baquero-Moreno, Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Vogais
Doutor Julio Luis Medina Pasaje, Professor Associado do Departamento de Ingeniería Informática y Electrónica da Facultad de Ciencias da Universidad de Cantabria, Espanha;
Doutor António Eduardo Vitória do Espírito Santo, Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Eletromecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior;
Doutor Pedro Nuno Ferreira da Rosa da Cruz Diniz, Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto;
Doutor Luis Miguel Pinho de Almeida, Professor Associado com Agregação do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto;
Doutor Gil Manuel Magalhães de Andrade Gonçalves, Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Orientador).

Resumo:
“Em todas as atividades da nossa sociedade, a eficiência é uma preocupação crescente na busca por um mundo sustentável. Embora relevante em todos os níveis, nas atividades de larga escala os resultados de uma atividade eficiente são especialmente notórios. A indústria, especificamente a indústria de transformação e produção em massa, é um bom exemplo onde a eficiência tem um impacto significativo. Facilmente se percebe que os preços competitivos dos bens produzidos em massa são o resultado direto da procura por uma crescente eficiência na indústria. O mercado está a evoluir para modelos de negócio que colocam o utilizador numa posição central, podendo este interferir diretamente no desenho dos produtos. Na indústria do futuro, um consumidor final poderá customizar um produto online, dar a ordem de produção e ver o bem entregue, tudo no mesmo dia. Esta fascinante possibilidade será resultado da combinação entre eficiência e flexibilidade dos processos produtivos. Quer em contexto académico, quer em contexto industrial, vários nomes são aplicados a este novo paradigma: Industria 4.0, Fábricas do Futuro ou Produção Inteligente; todos referentes ao mesmo advento tecnológico. Este conceito abrange múltiplos domínios tecnológicos, apresentando uma riqueza de oportunidades de investigação e criando a necessidade de tecnologias inovadoras. Esta tese investiga dois domínios tecnológicos relacionados com este novo paradigma e aborda um problema chave em cada domínio. No domínio dos Sistemas de Produção Cíber-Físicos, aborda o problema de estabelecer uma rede uniformizada de ativos industriais onde o software e as suas ligações com outros ativos sejam claramente discerníveis e reconhecidas. No domínio dos Sistemas de Manufatura Reconfiguráveis, aborda o ritmo acelerado com que as linhas de produção terão que ser reconfiguradas, e, em particular, como o software terá de ser reconfigurado em paralelo com as linhas de produção e a facilidade com que o novo software pode ser desenvolvido e inserido em produção para atender a desafios emergentes. Uma solução para ambos os problemas deriva do campo da Engenharia de Software Baseada em Componentes, onde esta tese se inspirou para desenvolver um sistema Smart Component inovador, com especial destaque nas capacidades de reconfiguração e distribuição de software. O sistema proposto explora a utilização do Linux, um sistema operativo de uso geral, como ambiente de execução (RTE) de componentes. Através da combinação de partilha direta de memória entre componentes e da utilização de computação paralela e reconfigurável, o sistema proposto atende aos padrões de desempenho de aplicações industrias estabelecidos, demonstrando um alto grau de flexibilidade e capacidade de reutilização de componentes. A flexibilidade do Smart Component é demonstrada através da implementação de dois modelos de componentes. O modelo de componentes IEC 61499, projetado para modelar aplicações distribuídas orientadas a eventos, para monitorização e controlo de sistemas industriais, e o modelo Smart Object Self-Description (SOSD), desenvolvido pelo autor para descrever componentes de software, assim como as suas interligações e as suas associações a ativos industriais. A implementação do IEC 61499 foi diretamente comparada a outros RTEs existentes, superando-os em casos de uso reais e igualando o melhor desempenho de um dos RTEs quando aplicado um benchmark sugerido na literatura. De forma a avaliar o desempenho de reconfiguração do Smart Component, assim como o método simplificado de desenvolvimento de componentes de software, foram ainda propostos nesta tese benchmarks adicionais. A eficácia da implementação do modelo SOSD foi validada através da sua aplicação a um caso de uso real, fornecendo a outros nós de um Sistema de Produção Cíber-Físico o contexto sobre a origem dos dados recolhidos e os componentes de software responsáveis pelo seu processamento. Ao utilizar o Linux como RTE, foi possível demonstrar que a camada de software tradicionalmente dedicada à gestão de componentes é desnecessária, devido ao sistema proposto ser capaz de executar aplicações em conformidade com padrões de desempenho relevantes, ao mesmo tempo que mostra uma flexibilidade superior, superando os RTEs testados que utilizam a abordagem tradicional. Apesar de existirem muitos ambientes de execução para componentes de software, poucos permitem o desenvolvimento e utilização simultânea de componentes construídos em mais do que uma linguagem de programação, e nenhum – dado o conhecimento atual do autor – permite o desenvolvimento de componentes em qualquer linguagem de programação – desde que essa linguagem suporte leitura e escrita de ficheiros. A simplicidade de desenvolver um programa de software para Linux e convertê-lo num componente de software é uma característica promissora que deverá beneficiar o desenvolvimento de aplicações de controlo e monitorização industrial, pois acrescenta ao processo de desenvolvimento de aplicações industriais os benefícios de múltiplas linguagens de programação de alto nível.”

DEI TALKS | “Analyzing and Modeling Intelligent Systems Users’ Behavior in Digital Society” pelo Prof. Humberto Marques-Neto

“Os sistemas de informação são cada vez mais inteligentes e estão presentes no quotidiano das pessoas e das empresas, facilitando e modificando a realização de diversas atividades. Para além do tratamento dos dados intrínsecos de cada sistema, os dados provenientes das interações dos seus utilizadores podem contribuir para identificar, modelar e analisar os padrões de comportamento das pessoas. A análise de dados provenientes da utilização de sistemas web e aplicações móveis e, em particular, de redes sociais online como o Twitter, Facebook, WhatsApp, Instagram e TikTok (respeitando obviamente a privacidade dos utilizadores), pode contribuir para a compreensão de algumas dinâmicas e comportamentos específicos dos seres humanos.

Nesta palestra irei apresentar como o nosso grupo de investigação tem feito a caracterização, análise e modelagem do comportamento de utilizadores de sistemas de informação inteligentes, mais especificamente, utilizadores de redes sociais online e de sistemas de informação que disponibilizam informações em portais de dados abertos, para induzir o desenvolvimento de novos softwares que utilizam algoritmos de machine learning e inteligência artificial. O comportamento dos utilizadores de sistemas de informação, juntamente com os padrões de interação social e de mobilidade humana nos centros urbanos, além de subsidiar decisões e políticas de órgãos e instituições governamentais responsáveis pelo planeamento urbano, podem alcançar e incentivar programadores interessados em criar softwares inovadores com potencial para melhorar a vida das pessoas numa sociedade digital e conectada.”

Analyzing and Modeling Intelligent Systems Users’ Behavior in Digital Society” será apresentada dia 25 de janeiro, às 14:00, na sala B006, com a moderação do Prof. Gil Gonçalves (DEI).

Short Bio:
Prof. Humberto T. Marques-Neto is a researcher and a professor in the Department of Computer Science at the Pontifical Catholic University of Minas Gerais (PUC Minas) in Belo Horizonte – Brazil. He holds a degree in Computer Science from the PUC Minas, a Master’s in Information Science, and a Ph.D. in Computer Science, both from the Federal University of Minas Gerais – UFMG. In the last few years, he has published some papers on the characterization and modeling of large-scale distributed system user behavior, online social network analysis and modeling, computing systems for mobile devices, and software engineering. He also coordinates (at PUC Minas) the Center of Technological Innovation and PUCTec, a Hub for Innovation and Business with about 30 startups. Since last August, he has been spending a one-year sabbatical as a Visiting Fellow in the Department of Computer Science of the University of Pisa.”

Provas de Doutoramento em Informática (MAP-i): ”Artificial Intelligence Methods for Automated Difficulty and Power Balance in Games”

Candidato
Simão Paulo Rato Alves Reis

Data, Hora e Local
11 de janeiro, às 14:00, na Sala de Atos da FEUP

Presidente do Júri
Doutor Carlos Miguel Ferraz Baquero-Moreno, Professor Catedrático, Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Vogais
Doutor João Alberto Fabro, Professor Associado do Departamento Acadêmico de Informática do Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil;
Doutor Rui Filipe Fernandes Prada, Professor Associado do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa;
Doutora Pétia Georgieva Georgieva, Professora Associada com Agregação do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro (representante da Comissão Científica do MAP-i);
Doutor Luís Paulo Gonçalves dos Reis, Professor Associado com Agregação do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Orientador);
Doutor Henrique Daniel de Avelar Lopes Cardoso, Professor Associado do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

A tese foi coorientada pelo Doutor Nuno Lau, Professor Associado da Universidade de Aveiro.

Resumo:
“Esta tese estuda o problema de equilíbrio no desenvolvimento de jogos, nomeadamente de jogos para dois jogadores. Especificamente, pretende-se investigar a viabilidade da Inteligência Artificial (IA) como ferramenta auxiliar para corrigir propriedades de jogos. Dividimos a nossa investigação em dois caminhos: Equilíbrio de Poder, onde o objetivo é ajustar as estratégias de jogo para que estas se tornem ferramentas efetivas de vitória; Equilíbrio de Dificuldade, onde o objetivo é ajustar propriedades de jogos em tempo real para que jogadores mais fracos ou em desvantagem possam competir contra jogadores mais fortes, ou jogadores em vantagem. Ambos os domínios exigem afinações no jogo, mas diferem no tempo e no seu objetivo, um lida com o desequilíbrio no desenho de jogos, enquanto o outro lida com o desigualdade nas habilidades dos jogadores. Para o Equilíbrio de Poder, a nossa metodologia foi definir um ecossistema completo de equilíbrio de meta-jogos baseado na franquia de vídeo jogos Pokémon e construir uma competição de IA onde as múltiplas tarefas associadas (batalha, previsão, construção de equipas e equilíbrio do meta-jogo) estão presentes e podem ser testados num domínio comum. Para equilibrar o metajogo, seguimos um modelo adversarial onde os construtores de equipas pretendem restringir-se ao uso de Pokémon ótimos enquanto os agentes equilibradores incentivam o máximo possível de Pokémon distintos a serem escolhidos pelos construtores de equipa. Isto resulta em agentes capazes de jogar, construindo equipas eficazes e afinar a lista de Pokémon ao longo do tempo. Discutimos como os nossos modelos podem ser extendidos noutros domínios de vídeo jogos. Para o Equilíbrio de Dificuldade, propomos uma estrutura de Ajuste de Dificuldade Dinâmico Multijogador onde um agente Mestre de Jogo (MJ) é treinado e inserido num jogo, e dependendo do estado do jogo implementa mecanismos de handicap. O regime de treino segue uma ordem específica. Para generalizar situações de vantagem, perturbações parametrizadas nas ações de um agente de referência são usadas para simular vários graus de habilidade no jogo, e a vantagem de cada jogador é usada para traçar curvas, estas avaliadas para recompensar o MJ. Isto resulta na capacidade do MJ de otimizar um conjunto de critérios de desenho de jogo e criar oportunidades para o jogador atrás de recuperar. Mostramos que existem ferramentas de IA adequadas para cada tarefa, e é razoável pensar em equilíbrio de poder e dificuldade como problemas separados, mas onde ambos podem ser assistidos automaticamente e facilitados, e ambos aumentam a nossa compreensão do campo de equilíbrio automatizado de jogos.”