2022 MDSE – Sunset Session: Ethics and Responsability in AI

Com a preparação em curso da 3ª edição do Mestrado em Engenharia e Ciência de Dados é tempo de fazer uma retrospetiva do alcançado e projetar o futuro.

A 2022 MDSE Sunset Session que terá lugar no dia 2 de julho (sábado), na sala B032, servirá este propósito e também para trazer à discussão um tópico cada vez mais atual e importante: A ética e a Responsabilidade na IA.

O programa inclui duas palestras por Ana Costa e Silva (Mercer) e Pedro Saleiro (Feedzai), assim como um painel de discussão que inclui Inês de Matos Pinto (S&D Group @ European Parliament), Inês Sousa (Fraunhofer Portugal) e Peter van der Putten (Pegasystems & U. Leiden), moderado por Eugénio Oliveira (FEUP). Durante o evento, os estudantes do MECD terão oportunidade de apresentar alguns dos seus projetos.

O evento é direcionado para empresas, à procura de talento em Ciência de Dados, e também a futuros estudantes à procura de formação avançada nesta área.

A participação é gratuita mas com inscrição obrigatória aqui.

Programa

14:30 – Abertura – João Mendes Moreira – Diretor do Mestrado em Engenharia e Ciência de Dados

14:40 – Ana Costa e Silva – Global Chief of Data Science @ Mercer, tema TBA – Apresentada por António Pedro Aguiar

15:10 – Pedro Saleiro – Director of AI Research @ Feedzai, “Os desafios no desenvolvimento de investigação/soluções de IA responsáveis na Indústria” – Apresentado por José Luís Borges

15:40 – MDSE “Student Showcase” – Apresentado por Ana Aguiar

• Cláudia Pinheiro: AI-based cancer characterization using semi-supervised learning algorithms
  • Diogo Queirós: Reconciling prediction in the regression setting: an application to Portuguese breweries’ market share prediction
  • Nuno Gaspar: Prediction of Shell Finite-Element Stresses using Convolutional Neural Networks (CNN)
  • Rafael Guedes: Data, machine vision and reinforcement learning for explainable and safe autonomous driving of platooning vehicles
  • Wagner Ceulin: Predicting customer purchasing behavior of a self-care online store
  • João Pedro Pêgo: Predicting candidate engagement in a job matchmaking site

16:30 – Coffee Break

17:10 – Painel de Discussão – Moderado por Eugénio de Oliveira – Professor Emérito da U.Porto/FEUP

18:20 – Encerramento João Mendes Moreira – Diretor do MDSE

18.30 – Cocktail e Networking

19.30 – Fim do evento

Estamos muito gratos ao nosso parceiro pelo seu apoio

Posted in Destaque, Eventos, Notícias.