DEI Talks | “Tools and methods for the understanding of road users behaviours” pelo Prof. Stéphane Espié e “Driving-Pattern Identification and Event Detection Based on an Unsupervised Learning Framework: Case of a Motorcycle-Riding Simulator” pelo Prof. Abderrah-mane Boubezoul

No âmbito da European University Alliance for Global Health (EUGLOH), temos o prazer de receber a visita de Stéphane Espié e Abderrahmane Boubezoul, em visita ao DEI durante esta semana (17-21).

Os nossos convidados irão ministrar dois seminários na sexta-feira, 21 de outubro, às 9:00, na Sala B 009, para os quais estão todos convidados.

“Tools and methods for the understanding of road users behaviours”

Pelo autor:

“Para serem eficientes e aceites, as contramedidas de segurança rodoviária precisam ser definidas graças a estudos científicos. A questão não é apenas imaginar uma solução óptima em absoluto, mas compreender as práticas reais e, com base neste conhecimento, desenhar as medidas (campanhas de sensibilização, alterações ao Código da Estrada, alterações ao currículo de formação inicial ou exames de condução, (re)planeamento das infraestruturas, homologação de veículos, etc.).

Neste seminário, descreveremos as ferramentas e métodos que promovemos e aperfeiçoamos nas últimas décadas para melhorar a segurança rodoviária e seu uso em projetos de investigação. A nossa abordagem é sistémica e baseia-se em três pilares: instrumentação de veículos para estudos naturalísticos aprofundados, modelação e simulação de tráfego usando sistema multiagente e projeto de simuladores de condução para estudar comportamentos dos motoristas. Ilustraremos a nossa abordagem com projetos de investigação que realizamos nos últimos anos.”

Stéphane ESPIÉ é Diretor de Investigação na Universidade Gustave Eiffel. Possui Acreditação para investigação independente em Ciências da Computação (HdR, Universidade Pierre et Marie Curie, 2004). As suas principais áreas de interesse incluem simulação comportamental de tráfego (baseada em MAS) e o desenho de ferramentas para estudar os comportamentos dos diversos utilizadores rodoviários (simuladores de condução/condução e veículos instrumentados). Atualmente realiza as suas atividades de investigação no laboratório SATIE (Universidade Paris Saclay) onde lidera o grupo de pesquisa MOSS (Métodos e Ferramentas para Sinais e Sistemas).

Pelo Autor:

“A análise do comportamento de condução humana visa inspecionar o comportamento dos motoristas no mundo real e em ambiente virtual. O estudo dos comportamentos de condução pode ser realizado em situações naturais ou experiências controladas. A análise de comportamentos dos condutores com base nos dados recolhidos em experiências de condução natural ou experiências controladas no mundo real ou em ambiente virtual é útil para preencher muitas das lacunas de conhecimento sobre comportamentos de condução e fatores de risco. Apresentaremos neste seminário uma metodologia de várias etapas para analisar o comportamento de condução em escalas macroscópicas e microscópicas. A etapa principal dessa abordagem é baseada em algoritmos de aprendizagem de máquina não supervisionados aplicados à identificação de padrões de condução e à detecção de eventos de condução crítica usando algoritmos de detecção de anomalias. Os eventos detectados são interpretados e descritos calculando importância das suas características, usando gráficos de medidas de centralidade. A abordagem sugerida fornece uma nova visão sobre o comportamento de condução, identificando os motivos por trás das ações dos condutores.”

Abderrahmane Boubezoul recebeu o seu Doutoramento em Ciências da Computação e Matemática pela Universidade Paul Cézanne (Aix-Marseille III), França, em 2008, e o seu mestrado em Realidade Virtual e Sistemas Complexos pela Universidade Evry Val d’Essone, França. Desde 2008 é investigador da Universidade Gustave Eiffel. Atualmente o seu trabalho incide sobre processamento estatístico de sinais e aprendizagem de máquina aplicada a sistemas de transportes rodoviários. As suas atividades de investigação são realizadas no laboratório SATIE (Universidade Paris Saclay), no grupo MOSS (Métodos e Ferramentas para Sinais e Sistemas).

Posted in Destaque, Eventos, Notícias.