IEEE Portugal Awards 2022

O IEEE UP Student Branch é uma vez mais um dos vencedores do IEEE Regional Exemplary Student Branch Award

Todos os anos, a Secção IEEE Portugal premeia os membros que mais se destacaram pela valiosa contribuição às suas atividades e missão. Estes prémios medem e reconhecem o impacto dos seus membros durante o ano anterior. Na edição de 2022 o IEEE Student Branch da Universidade do Porto recebe o prémio de desempenho exemplar, um reconhecimento que se tem vindo a repetir fruto da consistente dedicação dos seus constituintes.

Através das inúmeras atividades que promovem, este grupo de estudantes foi reconhecido como tendo uma performance exemplar, oferecendo aos seus membros e à comunidade onde estão inseridos, inúmeras oportunidades de desenvolvimento de skills técnicos e de desenvolvimento pessoal através dos seus vários grupos: Computer Society, Robotics and Automation Society, Engineering in Medicine and Biology Society, Aerospace and Electronic Systems Society e Women in Engineering.

O atual Presidente do núcleo, Manuel Cerqueira da Silva, conta-nos que “como membro que contribuiu para a conquista deste prémio e como atual presidente sinto um enorme orgulho em ver o nosso trabalho reconhecido. Para mim, receber este prémio é especial na medida em que é a prova que com o nosso empenho, mesmo nos momentos mais difíceis, conseguimos manter o nível de excelência. Assim, pretendo dar continuidade a este projeto, reforçando a ligação com outros núcleos e associações da Universidade do Porto no sentido de alcançar patamares superiores e contribuir para a comunidade estudantil.”

É também com muito orgulho que Guilherme Barcelos, responsável pela Aerospace and Electronic Systems Society, recebeu a notícia: “Quando descobri que recebemos o prémio mais um ano seguido fiquei muito feliz, mas ao mesmo tempo senti que isso era esperado. O nosso núcleo manteve sempre seu nível de excelência desde muitos anos, atravessamos a pandemia e estamos aqui ainda fortes e cheios de energia para fazer ainda mais. Portanto, com o trabalho feito pelas direções, além do empenho de nossos membros, esse prémio torna-se merecido. Como um membro há anos, fico muito contente em ver o nosso núcleo brilhar e trazer o que há de melhor em todas as engenharias!”

Para além deste reconhecimento de grupo, vários outros prémios foram atribuídos este ano, nomeadamente aos graduados em engenharia informática e computação, José Miguel Simões com o Outstanding Student Member Award Award, em reconhecimento pelo desempenho exemplar como Student Section Representative, e Pedro Simeão Carvalho, com o Special Recognition Award, em reconhecimento pelo desempenho exemplar como Member of the IEEE Portugal Section Executive Committee de 2016 a 2021.

José Miguel Simões, recém graduado do M.EIC, vencedor do Outstanding Student Member Award, partilha o que parece ser o sentimento geral de quem faz parte deste grupo:

“Costumo dizer que juntar-me ao IEEE foi a melhor decisão de toda a minha vida universitária. Não é mentira. Cada vez mais o sei. Não seria quem sou hoje se não o tivesse feito. No IEEE, o objetivo nunca foram os prémios. O objetivo nunca foi ser melhor que os outros, mas sempre ser melhor que eu próprio, sempre ajudar os que comigo estiveram, e estão, a atingir o seu expoente máximo. O objetivo foi sempre o de superação pessoal, aliado a proporcionar um sem número de atividades a toda uma comunidade académica.”

+ info sobre as atividades deste núcleo em: https://ieee.fe.up.pt/