Equipa pwngwins alcança o 2º lugar na competição de CTFs da conferência BSides Lisbon

Foi no passado dia 10 de novembro, em Lisboa, que a equipa pwngwings, formada pelos estudantes do 1º ano do M.EIC, Eunice Amorim, Lucas Calvet Santos, José Pedro Ferreira e Sara Marinha, alcançou o 2º lugar na competição de CTF na Bsides Lisbon 22. Quando souberam deste concurso e da conferência pelo Professor João Pedro Dias, a lecionar Desenvolvimento de Software de Larga Escala neste mestrado, os estudantes ficaram curiosos e entusiasmados e avançaram com a inscrição no concurso de CTFs que teve duas partes: as eliminatórias feitas online e o evento CTF no primeiro dia da conferência, em Lisboa. E foi neste dia, contra as restantes 9 equipas qualificadas, que os pwngwings conseguiram o excelente resultado.

Lucas Santos conta-nos que “a participação nesta conferência foi uma experiência muito enriquecedora. A cibersegurança é uma área que sempre me despertou um interesse especial, e tivemos a oportunidade única de interagir e trocar ideias com diversos profissionais da mesma, num ambiente mais informal, assim como assistir a palestras extremamente interessantes, que tocaram em assuntos novos, não abordados no nosso percurso académico. Além disso, foi gratificante termos atingido o 2º lugar na competição de CTFs, que decorreu durante o evento e se mostrou bastante desafiante.”

Eunice, outra das integrantes desta equipa considera mesmo que a oportunidade foi “um verdadeiro sonho”. “Ao observar que a concorrência era na sua maioria profissionais da área, tornou-se ainda mais gratificante termos conseguido. Estamos muito contentes e queremos continuar a trazer estas alegrias à nossa faculdade! Agradecemos a todos os professores que nos apoiaram para que tudo isto fosse possível!” diz-nos a estudante que se vê a trabalhar no futuro na área da cibersegurança ou dos microprocessadores/iot.

O BSidesLisbon apresenta-se como a conferência de referência na área de segurança informática em Portugal. “A participação neste evento é uma mais-valia para todos os trabalhadores e estudantes de áreas tecnológicas, sendo que dá uma visão prática – e técnica – do tipo de riscos que hoje em dia enfrentamos, assim como os mecanismos de defesa e proteção existentes” comenta João Pedro Dias à participação dos estudantes na competição. “A competição de CTF (Capture the Flag) do evento apela não só ao lado técnico, mas também criativo, dos participantes em como ultrapassar proteções de segurança e encontrar falhas em sistemas, e como tal dou os meus parabéns a equipa pwngwings pelo excelente desempenho na mesma!”

+ info sobre Capture The Flag e bSidesLisbon