“How do Java mutation tools differ?” em destaque na “Communications of the ACM” de Dezembro

A edição de dezembro de 2022 da principal revista da ACM, “Communications of the ACM”, destaca o artigo “How do Java mutation tools differ?”, publicado por uma equipa de investigadores de Portugal, Itália e dos EUA., constituída por Domenico Amalfitano, Ana C. R. Paiva, Alexis Inquel, Luís Pinto, Anna Rita Fasolino e René Just.

O artigo caracteriza estudos empíricos que analisam e comparam ferramentas de mutação em Java com base numa revisão rápida de literatura científica. Propõe um framework para comparar ferramentas de mutação, considerando cinco dimensões: Tool version; deployment; mutation process; user-centric features; e mutation operators.

Aplica o framework a oito ferramentas de teste de mutação em Java para destacar as suas semelhanças e diferenças.

O artigo completo e o vídeo que o acompanha podem ser vistos aqui;  um trabalho considerado por Ana Paiva, coautora do artigo e Professora Associada do DEI, como “desafiante, intenso e muito interessante”.

“Communications of the ACM” é a principal publicação impressa e online para as áreas da informática e das tecnologias da informação. Lida pelos principais profissionais da informática a nível mundial, é reconhecida como a fonte de informação mais fiável e conhecedora da indústria para os profissionais da informática de hoje.

Seguindo as tradições da revista impressa, que todos os meses traz aos seus leitores, mais de 100.000 membros da ACM, uma cobertura aprofundada de áreas emergentes da informática, novas tendências em tecnologia da informação, e aplicações práticas, o website Communications traz diariamente notícias e materiais informativos e atuais aos profissionais da informática. Os membros da ACM incluem os líderes e decisores mais respeitados desta indústria e há mais de 50 anos que utilizam as Comunicações mensais da revista ACM como plataforma para apresentar e debater várias implicações tecnológicas, políticas públicas, desafios de engenharia, e tendências de mercado.

Posted in Destaque, Notícias.