Henrique Silva é um dos vencedores da bolsa R&D@USA pela FLAD

A FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, no âmbito do seu programa de bolsas R&D@USA, edição 2022, selecionou 14 candidatos para rumarem aos Estados Unidos para estágios de investigação em diferentes instituições americanas. Entre os candidatos selecionados encontramos Henrique Diogo Cardoso da Silva, estudante do Programa Doutoral em Media Digitais que sob a orientação do Prof. António Lucas Soares (DEI) e da Prof. Donna Rhodes (MIT), se encontra a desenvolver a tese intitulada “Towards a Digital-Twin Based, Multi-sided Market of Data-enabled Product-Services Systems”.

A sua candidatura serve o seu doutoramento em curso onde se encontra a desenvolver o conceito de “digital twin” como elemento central da arquitetura de plataformas digitais aplicadas à indústria, e como este pode servir para gerir todo o ciclo de vida do produto/serviço que acontece intra-organizacionalmente e todos os dados e informação necessários para suportar um mercado inter-organizacional.

“Esta bolsa permitir-me-á continuar a cooperar com os investigadores do “Sociotechnical Systems Research Center” do MIT para aprofundar perspectiva sócio-técnica e servindo (1) como ponto de contacto entre empresas americanas que integraram tecnologias “digital twin” no ciclo de vida dos seus produto, servindo como casos de estudo; e (2), como especialistas em sistemas sócio-técnicos, colaborando na análise dos dados destes casos de estudo. Estes resultados irão servir como uma das minhas principais publicações do doutoramento, focando-se nas suas consequências mais amplas para o futuro desenvolvimento de plataformas baseadas em “digital twin” e as suas implicações para a nossa visão” diz-nos Henrique entusiasmado com a viagem a Boston agendada já para o próximo mês de janeiro.

Com o objetivo de contribuir para o reforço da comunidade académica e científica portuguesa, a FLAD concede bolsas a mestrandos, doutorandos, e investigadores com doutoramento até 3 anos, oriundos de instituições portuguesas para desenvolverem programas de estágios de investigação em instituições académicas e científicas dos EUA, de duração igual ou superior a 4 meses.

Estes estágios devem incidir sobre temas científicos ou tecnológicos inovadores, devendo ainda contribuir para a aproximação de instituições portuguesas e norte-americanas de modo a incrementar a rede de conhecimentos entre os dois países, facilitando assim o desenvolvimento de parcerias institucionais.

Posted in Destaque, Notícias.