Rui Maranhão toma posse como Diretor do ProDEI

Tomou posse a 4 de abril, o novo Diretor do Programa Doutoral em Engenharia InformáticaRui Filipe Lima Maranhão de Abreu, Professor Catedrático do DEI.

O Prof. Rui Maranhão (publica como Rui Abreu) é doutorado em Computer Science – Software Engineering pela Delft University of Technology, Holanda, e mestre em Engenharia Informática e de Sistemas pela Universidade do Minho. A sua investigação é maioritariamente na área da qualidade do software, com ênfase na automatização das fases de teste e de debugging do ciclo de vida do desenvolvimento de software, bem como na auto-adaptação. Rui Maranhão tem uma vasta experiência tanto em algoritmos de análise estática como dinâmica para melhorar a qualidade do software. Galardoado com 6 Best Paper Awards, incluindo um Distinguished Paper Award na ESEC/FSE 2019, o seu trabalho tem atraído considerável atenção. Antes de se juntar à FEUP como Professor Catedrático, foi Professor Associado no IST, U.Lisboa, e membro do grupo Model-Based Reasoning no PARC’s System and Sciences Laboratory e Professor Auxiliar na Universidade do Porto. Foi cofundador da DashDash em Janeiro de 2017, uma plataforma para criar aplicações web utilizando apenas competências de folha de cálculo. A empresa obteve um financiamento de 9 milhões de dólares na Série A em Maio de 2018. Foi Investigador Visitante no Google NYC entre 2019 e 2020, trabalhando em sistemas e ferramentas de construção para aumentar a segurança de C/C++ codebases.