Beatriz Miranda vence Prémio de Melhor Tese da APDC na área dos Media

Com o apoio do CEE – Consórcio das Escolas de Engenharia, a APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, lançou em fevereiro de 2021, o Best Thesis Award, com o objetivo de premiar anualmente as melhores dissertações de mestrado nas áreas de Tecnologias de Informação, Telecomunicações e Media.

No dia 10 de maio, Beatriz Almeida Miranda, Alumna do Mestrado em Multimédia da U.Porto, subirá ao palco do 32º Digital Business Congress da APDC, para receber a distinção de melhor dissertação de mestrado na área dos media, com o trabalho intitulado ”Immersive VR eHealth Strategies: VR games to treat schizophrenia negative symptoms”, que realizou sob orientação dos Professores Paula Alexandra Carvalho de Sousa Rego (IPVC) e António Fernando Vasconcelos Cunha Castro Coelho (DEI/FEUP), que nos falam um pouco sobre esta dissertação:

“A esquizofrenia é um transtorno mental que recorre a tratamentos de reabilitação cognitiva para ajudar a reduzir os sintomas que não podem ser tratados com medicação. Em geral, os tratamentos farmacológicos não são eficazes para controlar os sintomas negativos da doença. Os sintomas negativos incluem, entre outros, a diminuição da motivação e do interesse em realizar atividades simples. Neste contexto, esta tese pretendeu contribuir para o estudo da aplicação de jogos sérios de Realidade Virtual (VR) no tratamento de sintomas negativos em pacientes com diagnóstico de esquizofrenia, através do desenvolvimento de um protótipo de jogo sério em Realidade Virtual (RV) que simula espaços e tarefas das atividades de vida diária, propondo a resolução de problemas, com o intuito final de recuperação de autonomia e aumento de motivação para a realização das tarefas em pacientes com diagnóstico do espectro da esquizofrenia. O protótipo foi validado com uma amostra de participantes saudáveis com resultados muito interessantes e relevantes para o projeto, que indicam boas perspetivas para a utilização com pacientes. O estudo e os resultados obtidos permitiram identificar um conjunto de características importantes que podem ser úteis no desenvolvimento de jogos nesta área. Esta tese desenvolveu-se no contexto de um projeto mais alargado – Greenhealth, que tem o IPVC como parceiro (em conjunto com o IPB, IPCA, IPP e ULSNE).”

À conversa com Beatriz, contou-nos sobre a imensa satisfação de receber esta distinção: “Ter o meu trabalho reconhecido significa muito para mim. Quando o comecei sabia muito pouco sobre o tema que escolhi, o que fez com que eu me esforçasse ainda mais para desenvolver um trabalho com o nível de rigor que eu desejava. Esta distinção serviu como mais uma demonstração de que atingi o meu objetivo com sucesso. Apesar disso, sinto que no final o maior prémio que ganhei foi o meu crescimento pessoal. Acredito que esta investigação serviu não só como forma de ajudar no desenvolvimento de melhores soluções para o tratamento da esquizofrenia, mas também como forma de ajudar a desmitificar ideias erradas que existem sobre a utilidade dos jogos e sobre a forma como vemos e lidamos com doenças mentais.”

Em relação ao futuro, Beatriz deseja terminar o projeto de investigação no qual está a trabalhar, o GreenHealth, e depois ingressar no mercado de trabalho, preferencialmente numa empresa que trabalhe na área da Realidade Virtual.

Na edição de 2022, Aisha Animashaun, também Alumna do Mestrado em Multimédia, recebeu esta mesma distinção com o trabalho intitulado “Generative Soundscapes for Enhanced Engagement in Non-Invasive Neurorehabilitation”, uma proposta de estratégia generativa de ambientes sonoros para dinamicamente mascarar as bandas de frequência dos ruído identificados com estímulos auditivos negativos, para promover uma paisagem sonora relaxante a partir de um leque de sons ambientes conotados na literatura com graus baixos de valência e excitação, nos doentes com demência.

Na 1ª edição deste prémio, em 2021, André Cruz, Alumnus do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação, foi também distinguido na área das Tecnologias de Informação e Comunicação, com a dissertação “Fairness-Aware Hyperparameter Optimization”, que incidiu no estudo de enviesamentos e potenciais discriminações na utilização de sistemas de inteligência artificial relacionadas com género, idade, etnia ou localização geográfica.