Datattack de volta para a sua 2ª edição

Organizado pelo IEEE UP Student Branch , o NEB-FEUP/ICBAS e o NIAEFEUP, decorreu no passado fim de semana (21-23 de abril), a segunda edição do Datattack, uma hackathon de 24 horas de Data Science que tem como objetivo oferecer aos estudantes a oportunidade de contacto com profissionais desta área, enriquecendo assim a experiência da maratona.

No 1º dia do evento foram realizados 2 workshops: Rain and river level analysis using data science, onde os participantes puderam analisar a relação entre a quantidade de chuva e o nível de um rio, utilizando as bibliotecas numpy, pandas, matplotlib e sklearn para realizar a análise e criar um modelo que permitisse determinar a possibilidade de inundação e, CRISP-DM – An Introduction to Effective Data Mining, uma introdução sobre data mining e o modo de funcionamento do CRISP-DM, com uma discussão sobre um caso de estudo no final.

O 2º dia do evento foi dedicado à competição que teve inicio às 10:30 de sábado e terminou 24 horas depois com as equipas de quatro a cinco elementos a trabalhar intensamente para realizar as tarefas propostas e serem assim galardoados com os prémios de melhor projeto.

As equipas vencedoras:

1º Lugar: DataFreaks

2º Lugar: Asociación Fusqi

3º Lugar: Attack on Python

“Organizar um evento de Data Science para estudantes é fundamental para inspirar a próxima geração de Data Scientists. Ao fornecer oportunidades para explorar e aprender sobre essa área em crescimento, podemos ajudá-los a desenvolver habilidades críticas e a prepará-los para lidar com o volume de dados cada vez maior que enfrentaremos no futuro”, sublinha a organização do evento.

Posted in Destaque, Eventos, Notícias.