XX Jornadas de Ciência da Informação trazem à discussão a “Ética na Era da Informação”

No próximo dia 22 de maio, o Auditório da FEUP acolherá as XX Jornadas de Ciência da Informação, um evento promovido pelos estudantes dos cursos de Licenciatura e Mestrado em Ciência da Informação, uma parceria das Faculdades de Letras e Engenharia da Universidade do Porto.

À semelhança dos anos anteriores, as Jornadas terão como objetivo a promoção de uma discussão aberta ao exterior de um tema da atualidade, envolvendo a participação de convidados, a divulgação da licenciatura e do mestrado, bem como das competências dos seus licenciados e mestres, junto das diferentes áreas empresariais, institucionais, profissionais e académicas.

Sob o tema “A Ética na Era da Informação”, o programa da edição que celebra o vigésimo aniversário das Jornadas integra uma conferência de abertura sobre Ética e as questões éticas no contexto das organizações.

Seguem-se dois painéis que pretendem analisar a conjuntura global, bem como perspetivar os desafios atuais e futuros referentes aos parâmetros éticos assumidos pelas diversas organizações na utilização da informação no conjunto dos serviços disponibilizados, e ainda, dois painéis que pretendem debruçar-se sobre as questões de acesso, compreensão e avaliação da informação em diversos meios e, também, a responsabilidade e o comportamento ético ao lidar com dados de investigação e informações pessoais na era digital.

Antes da sessão de encerramento haverá ainda lugar para uma mesa-redonda com convidados Alumni que, ao longo das duas décadas, beneficiaram de um inovador modelo de formação em Ciência da Informação na U. Porto e que, simultaneamente, contribuíram ativamente para o sucesso das JCI ao longo de vinte anos.

A inscrição nas JCI é gratuita mas obrigatória, AQUI

Posted in Destaque, Eventos, Notícias.