“Reinventar o sector do vinho, através da inovação, para um impacto positivo!”, foi o mote da primeira edição do Sogrape Impact Hack, um Hackaton organizado pela Sogrape que teve lugar na Casa Ferreirinha, no passado dia 21 de setembro.
Foram 12 horas de competição onde os 110 participantes foram divididos em equipas de 4 a 6 elementos e através da inteligência coletiva e da mentoria de especialistas, chegaram a “soluções concretas e criativas com o objetivo de contribuir para a construção de um mundo mais impactante e sustentável, focado na captação de novos consumidores, na criação de novos produtos e na implementação de práticas sustentáveis”.
As 3 equipas vencedoras, compostas por estudantes da Universidade do Porto, destacaram-se pelas soluções inovadoras que apresentaram, tendo sido premiadas com um prémio pecuniário em que 20% reverteu para Organizações Não Governamentais, sem fins lucrativos, selecionadas pelas próprias equipas.
A equipa “Techrocks”, composta por Francisca Osório, Filipe Ferreira, Mário Branco (L.EIC) e Silvia Rocha (Alumna M.EIC), conquistou o primeiro lugar com a ideia de uma aplicação que permite recomendações personalizadas por meio de algoritmos de IA.
A equipa “S4U” garantiu o 2.º lugar com a “Iniciativa Zero” , focada na criação de uma marca de produtos inovadores, de baixo teor alcoólico, cujo público alvo seria os consumidores mais jovens. Esta contou com Inês Arinto, João Gomes, Pedro Pinheiro e Matilde Ribeiro, antigos e atuais estudantes do Mestrado em Gestão da Faculdade de Economia.
“For the WINe”, equipa formada por Dinis Sousa (M.EIC), Gonçalo Barros, Maria Helena Matos, Miguel Tomás Rodrigues (L.EIC) e Rodrigo Sousa, alcançou o 3º lugar com uma aplicação que premeia os clientes com descontos, prémios e acesso privilegiado a novos produtos, ao partilhar informação e histórico de compras.
Com o sucesso desta primeira edição, ficou a promessa de um regresso no próximo ano.
Foto: Sogrape