Maratona Inter-Universitária de Programação 2023 (MIUP)

No dia 21 de outubro de 2023, teve lugar a Maratona Inter-Universitária de Programação 2023 (MIUP), no Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra. A MIUP é uma competição de programação destinada a estudantes universitários e realiza-se anualmente desde 2001. Proporciona uma excelente oportunidade para os estudantes testarem a sua capacidade de resolução de problemas e, para além do aspeto competitivo, a MIUP possibilita também o convívio e troca de experiências entre alunos e professores das Universidades portuguesas. Nesta competição, equipas de três elementos são desafiadas a resolver diversos problemas usando as linguagens C, C++, Java e Python.

Nesta edição, contámos com a participação de 6 alunos da Licenciatura em Engenharia Informática e Computação (L.EIC) e 1 do Mestrado em Engenharia Informática e Computação (M.EIC). Ao contrário de anos anteriores, devido à crescente colaboração entre o DEI e o DCC, as equipas da Faculdade de Engenharia (FEUP) e da Faculdade de Ciências (FCUP) concorreram como Universidade do Porto. Houve até uma equipa mista e outra que incluía um elemento de outra faculdade, o ICBAS.

Este ano, 3 equipas da Universidade do Porto tiveram o privilégio de conquistar a distinção de alcançar o top-6:
1º lugar – 2 alunos da MCC e 1 do ICBAS 🥇- medalha de ouro
4º lugar – 1 aluno de LCC, 1 de MCC e 1 de L.EIC 🥉 – medalha de bronze
6º lugar – 1 aluno de M.EIC e 2 de L.EIC 🥉 medalha de bronze

Mais informação sobre a MIUP 2023 poderá ser vista na página do evento e os resultados finais das equipas aqui.