DEI TALKS | “Projetos de investigação e oportunidades de cooperação com São Paulo – Brasil” pelo Prof. Alessandro Santiago dos Santos

Nesta apresentação, que terá lugar no dia 6 de Novembro, às 14:30, na sala I-105 (DEEC), serão abordadas as principais linhas de investigação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, São Paulo, Brasil, com enfoque nos projetos relacionados com Cidades Inteligentes e TICs. Serão também exploradas oportunidades de colaboração nestas áreas.

A palestra terá a moderação do Prof. Rosaldo Rossetti (DEI).

Alessandro Santiago dos Santos, Investigador sénior no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), atuando na Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico brasileiro por mais de 20 anos, com estudos e projetos de transformação digital. Atualmente é investigador visitante no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, investigando assuntos relacionados a cidades inteligentes, resilientes e sustentáveis. No Brasil, é Gerente de Desenvolvimento de negócios da unidade de tecnologias digitais do IPT; coordenador e professor do Mestrado Profissional em Computação aplicada no IPT, e foi membro do comitê de contingência de enfrentamento do Coronavírus em São Paulo atuando no Sistema de Monitoramento Inteligente, que apoiou o governo na condução da pandemia. Doutorado em Engenharia de Transportes e Mestre em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo, Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Prêmios, reconhecimentos acadêmicos e empresariais fazem parte da trajetória profissional, incluindo experiências gerenciais em empresas como SENAC, IBM, IPT. Projetos, consultorias e pesquisas em áreas como: Sistemas Inteligentes de Transportes, Internet das Coisas, Indústria 4.0, Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Cooperação internacional com a Europa em projetos de P&D em TI e Transportes, além de assessoria com o fórum econômico mundial na plataforma de política de dados no Centro da 4a revolução Industrial (C4IR Brasil).”