DEI TALKS | “Analyzing and Modeling Intelligent Systems Users’ Behavior in Digital Society” pelo Prof. Humberto Marques-Neto

“Os sistemas de informação são cada vez mais inteligentes e estão presentes no quotidiano das pessoas e das empresas, facilitando e modificando a realização de diversas atividades. Para além do tratamento dos dados intrínsecos de cada sistema, os dados provenientes das interações dos seus utilizadores podem contribuir para identificar, modelar e analisar os padrões de comportamento das pessoas. A análise de dados provenientes da utilização de sistemas web e aplicações móveis e, em particular, de redes sociais online como o Twitter, Facebook, WhatsApp, Instagram e TikTok (respeitando obviamente a privacidade dos utilizadores), pode contribuir para a compreensão de algumas dinâmicas e comportamentos específicos dos seres humanos.

Nesta palestra irei apresentar como o nosso grupo de investigação tem feito a caracterização, análise e modelagem do comportamento de utilizadores de sistemas de informação inteligentes, mais especificamente, utilizadores de redes sociais online e de sistemas de informação que disponibilizam informações em portais de dados abertos, para induzir o desenvolvimento de novos softwares que utilizam algoritmos de machine learning e inteligência artificial. O comportamento dos utilizadores de sistemas de informação, juntamente com os padrões de interação social e de mobilidade humana nos centros urbanos, além de subsidiar decisões e políticas de órgãos e instituições governamentais responsáveis pelo planeamento urbano, podem alcançar e incentivar programadores interessados em criar softwares inovadores com potencial para melhorar a vida das pessoas numa sociedade digital e conectada.”

Analyzing and Modeling Intelligent Systems Users’ Behavior in Digital Society” será apresentada dia 25 de janeiro, às 14:00, na sala B006, com a moderação do Prof. Gil Gonçalves (DEI).

Short Bio:
Prof. Humberto T. Marques-Neto is a researcher and a professor in the Department of Computer Science at the Pontifical Catholic University of Minas Gerais (PUC Minas) in Belo Horizonte – Brazil. He holds a degree in Computer Science from the PUC Minas, a Master’s in Information Science, and a Ph.D. in Computer Science, both from the Federal University of Minas Gerais – UFMG. In the last few years, he has published some papers on the characterization and modeling of large-scale distributed system user behavior, online social network analysis and modeling, computing systems for mobile devices, and software engineering. He also coordinates (at PUC Minas) the Center of Technological Innovation and PUCTec, a Hub for Innovation and Business with about 30 startups. Since last August, he has been spending a one-year sabbatical as a Visiting Fellow in the Department of Computer Science of the University of Pisa.”

Posted in DEI Talks, Destaque, Eventos, Notícias.