“Solutions R Us” e “InfoExperts” subiram ao pódio do EBEC Challenge Porto 2024

A 16 ª edição do EBEC Challenge – European BEST Engineering Competition Challenge, decorreu na FEUP nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2024, com formações obrigatórias de preparação na semana anterior. Dezenas de equipas formadas por estudantes da FEUP e da FCUP conceberem em 24 horas um protótipo colocando à prova a sua criatividade, a capacidade de resolução de problemas e o trabalho em equipa.

 Esta competição está dividida em duas modalidades, Case Study (prova teórica onde é dado um problema real de uma empresa para resolver) e Innovative Design (prova prática onde o principal objetivo é construir um protótipo, com um número de materiais limitado e de baixo custo), tendo sido nesta última que a equipa “Solutions R Us”, constituída por quatro estudantes do 2º ano da Licenciatura em Engenharia Informática e Computação, alcançou o 1º lugar.

Afonso Machado, Bruno Aguiar, Francisco Fernandes e Lara Coelho agarraram no desafio de criar uma atração para um parque de diversões e construíram um protótipo de uma atração com o tema jogos de sorte, como a roleta de casino e roleta russa, trazendo ao divertimento a componente do suspense. A atração gira, como uma roleta, e uma das secções é depois levantada aleatoriamente deixando os participantes quase na horizontal.

“O maior desafio foi idealizar e projetar o nosso protótipo tendo em conta a nossa ideia base e algumas limitações de material. Queríamos que fosse algo original e diferente das atrações comuns nos dias de hoje” diz-nos Lara Coelho sobre o desafio que, nas suas palavras, “foi superado graças ao trabalho de equipa, à boa disposição e ao entusiasmo!”. A equipa termina o seu testemunho afirmando que o que mais gostaram foram os momentos de convívio que esta experiência lhes proporcionou, da simpatia dos outros concorrentes e dos responsáveis, e da satisfação de ver o resultado do seu trabalho que os deixou muito orgulhosos.

Foi também com muito orgulho que Amanda Tartarotti, Leonardo Garcia, Pedro Castro e Sara Cortez, os “InfoExperts” estudantes do 2º ano da L.EIC, conquistaram o 2º lugar na modalidade Case Study. O desafio consistiu em apresentar soluções teóricas para dois problemas enunciados na hora: o 1º sobre gerir a reconstrução de uma cidade abalada pela guerra de forma sustentável e o 2º sobre desenvolver um sistema de compressão para células de hidrogénio. Segundo Sara Cortez, este último foi realmente desafiador por não estar relacionado com informática, o que tornou o resultado ainda mais recompensador. Sara acrescenta ainda “ estou imensamente grata pelas pessoas incríveis da minha equipa e pelo nosso orgulhoso segundo lugar”.

Este ano não se realizará o EBEC Challenge Iberia, que levaria as equipas vencedoras das rondas locais de Portugal e Espanha a uma grande final, tal como aconteceu no ano passado com a equipa “magic FoRMula” que depois de conquistar o 1º lugar na competição do Porto, conquistou o 2º lugar nesta competição ibérica.

Desde o ano letivo 2013/2014 que a EBEC Challenge Porto é creditada com 1,5 ECTS como sendo uma ação de formação de 40,5 horas.

Foto: BEST Porto

Posted in Destaque, Notícias.