Prémio Incentivo 2024

Pelo 14.º ano consecutivo, durante a comemoração do 113.º aniversário da Universidade do Porto, foi atribuído o Prémio Incentivo 2024, destinado aos melhores estudantes do 1º ano de cada faculdade da U.Porto.

A lista dos 22 estudantes que concluíram o seu 1º ano em 2022/2023 com a melhor média é encabeçada por quatro estudantes da Licenciatura em Engenharia Informática e Computação (L.EIC), tendo o estudante Bruno Oliveira a média mais alta da Universidade do Porto, com 19,85 valores. Para além do Bruno, também os estudantes Rodrigo Silva (19,2 valores), Gabriela Silva (19,05 valores) e Tiago Torres (18,9 valores) fazem parte da lista dos melhores estudantes da U.Porto.

Vamos conhece-los um pouco melhor:

Bruno Oliveira sempre teve interesse em programação, pelo que estudar Engenharia Informática sempre foi uma certeza. O prestígio da Universidade do Porto e o testemunho de antigos alunos, assim como a proximidade da sua residência, fizeram da L.EIC a escolha certa para o estudante de Vila Nova de Gaia. Da experiência do primeiro ano, o jovem estudante destaca o ambiente agradável e o apoio aos novos estudantes, assim como a disponibilidade dos docentes no acompanhamento aos estudantes.

Rodrigo Silva, natural de Cortegaça, adora “enfrentar problemas e desafios” e poder fazê-lo junto de pessoas com os mesmos gostos e interesses, tornaram os trabalhos de grupo uma das experiências mais marcantes do seu 1.º ano. O estudante destaca o seu crescimento pessoal, aconselhando os futuros estudantes a serem persistentes e resilientes, nunca desistindo perante as adversidades.

Gabriela Silva destaca o prestígio da Universidade do Porto, a proximidade de casa e a variedade da oferta formativa na sua “área de interesse” como os principais motivos que a levaram a ingressar na L.EIC. A estudante faz um balanço muito positivo do seu primeiro ano, realçando “o clima de união” entre docentes e estudantes.

Tiago Torres sempre soube que queria ser Engenheiro Informático. Essa certeza, aliada ao prestígio e proximidade geográfica da Universidade do Porto, tornaram a L.EIC uma escolha óbvia. O estudante, natural de Valongo, ficou bastante “surpreendido pela positiva” com o conhecimento adquirido no seu primeiro ano, assim como o espírito de entreajuda existente entre os estudantes, não só do mesmo ano, como também de anos seguintes e, inclusive, de outros cursos. Aos futuros estudantes, Tiago destaca a importância da gestão do tempo, de forma a conseguirem ter “um equilíbrio entre os estudos e diversão”.

Prémio Incentivo, atribuído anualmente desde 2010, corresponde a um prémio monetário individual, correspondente ao valor da propina anual aplicada aos estudantes nacionais da U.Porto.

Posted in Destaque, Notícias.