NIAEFEUP no Shift APPens 2024

No passado fim de semana o Pavilhão C. F. União de Coimbra recebeu os 250 participantes do Shift APPens, um Hackathon de 48 horas, organizado pelo Núcleo de Estudantes de informática da Associação Académica de Coimbra e a jeKnowledge, a Júnior Empresa da FCTUC.

Nesta 10ª edição a equipa composta por João Torre Pereira e Diogo Fernandes (L.EIC 3º ano) e Linda Albuquerque e Rafael Fernandes (Mestrado em Design e Multimédia da FCTUC), alcançou o 2º lugar com o projeto BookShifter – Shift your head in the right direction, uma aplicação mobile que evita a inclinação da cabeça quando exploramos livros numa livraria/biblioteca. É utilizada a câmara do telemóvel para ler os livros da prateleira e para obter toda a informação sobre os mesmo sem a necessidade de os abrir.

A apresentação do pitch ao júri do concurso e a demo da app podem ser vistas aqui.

Também Luis Duarte (L.EIC 3º ano) e Rubem Neto (L.EIC 2º ano) foram premiados em desafios dinamizados pelas empresas GoodBarber e RedLight, respetivamente. Todos os estudantes da L.EIC mencionados integram o NIAEFEUP, Núcleo de Informática da Associação de Estudantes da FEUP.

O Shift APPens para além de ser uma competição de programação e de empreendedorismo, onde equipas de até 4 elementos desenvolvem um projeto no domínio da tecnologia durante 48 horas, é também palco para talks, workshops, mentorias, contacto com empresas, desafios personalizados, prémios, jogos, convívio e claro, muita diversão.