Equipa “Florensics” vencedora do TecStorm 2024

A cerimónia de entrega de prémios da 8ª edição do TecStorm decorreu no fim de semana de 20 e 21 de abril, na Fundação Champalimaud, onde distinguiu quatro projetos de estudantes universitários, nas categorias de Improving Lives through Connectivity, Energy Solutions for a Low Carbon Future, Health 4.0 e Data-Driven Sustainable Mobility Solutions.

A Florensics, equipa constituída por Eunice Amorim, Francisco Pires e Lucas Santos, estudantes do último ano do Mestrado em Engenharia Informática e Computação (M.EIC), foi uma das vencedoras desta edição, na categoria Improving Lives through Connectivity, com um prémio pecuniário de 2,500 euros, patrocinado pela Vodafone.

O projeto vencedor caracteriza-se por ser um sistema inovador, assente em IoT (Internet of Things), que consiste numa rede de dispositivos (equipados com sensor de chama, monóxido de carbono, entre outros), distribuídos estrategicamente por uma área florestal para recolher dados que permitam prevenir e combater incêndios de forma mais eficiente e precoce.

Quando questionada sobre a experiência, a equipa partilha que a TecStorm lhes proporcionou uma experiência única que permitiu validar e apresentar uma ideia com potencial para contribuir na prevenção de incêndios, algo especialmente relevante para o nosso país. Durante 24 horas “tivemos a oportunidade de pôr à prova não só as nossas capacidades de engenharia, mas também de trabalho em equipa, apresentação, prototipagem, planeamento e gestão de tempo. Ficamos orgulhosos pelo reconhecimento do nosso trabalho, e gostaríamos de agradecer a todos os organizadores e participantes que tornaram este evento uma realidade”, partilha Lucas Santos.

O TecStorm é a maior competição tecnológica do país, que incentiva o empreendedorismo jovem e o lançamento de ideias inovadoras capazes de gerar impacto na sociedade.

Foi criada pela JUNITEC, a júnior empresa do Instituto Superior Técnico, destacando-se por ser a júnior empresa mais antiga de Portugal. O seu core business é consultoria tecnológica onde é realçada a missão de realizar projetos com tecnologias inovadoras de elevado impacto na sociedade e estabelecer a ponte entre a comunidade estudantil e o tecido empresarial.

Foto: Créditos JUNITEC