50 anos de Democracia: pensar o futuro!

Como queremos que sejam os próximos 50 anos de democracia? Quais os novos desafios numa Europa em mudança? Será uma democracia diferente da que temos hoje?

Foram algumas das questões que a jornalista Eduarda Maio lançou para discussão no programa “Consulta Pública” da Antena 1, no seu 15º episódio de 2024, gravado no passado dia 24 de abril.

Henrique Lopes Cardoso, docente do DEI, integrou o painel com Catarina Neves (Nova School of Business and Economics), José Neves (NOVA FCSH), Paulo Machado (Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna) e João Cerejeira (Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho), e debruçou-se sobre o papel das novas tecnologias em geral, e da Inteligência Artificial em particular, como potenciadora dos atos democráticos deixando uma mensagem positiva sobre o manancial de aplicações relevantes na sociedade atual, apesar de referir a existência de preocupações reais da manipulação da tecnologia e da desinformação, algo que na sua opinião deverá ser combatido com uma crescente aposta na literacia digital em todas as gerações.

Durante 1h43m os cinco convidados “pensaram o futuro da democracia”, trocando opiniões e argumentos e trazendo para a discussão diferentes opiniões e perspetivas sobre o tema.

O episódio pode ser ouvido na íntegra aqui.