CreativityTalks | “The Creativity Virus” por Katja Tschimmel

A criatividade é um dos recursos mais preciosos do ser humano. Devemos-lhe a nossa civilização, a nossa cultura e todos os benefícios que as artes, a ciência ou a tecnologia oferecem. Atualmente, vivemos dos resultados produzidos por pessoas criativas ao longo dos tempos. Neste sentido, a criatividade é inesgotável. A criatividade cria criatividade. Podemos definir a criatividade como a capacidade de transformar ideias e conhecimentos para obter novos conhecimentos. O pensamento e a ação criativos geram novos pensamentos e ações criativos. A criatividade é contagiosa e, por isso, contagia as pessoas que nos rodeiam. Esta é a ideia que será explorada na palestra de Katja Tschimmel. Nesta abordagem, não se centrará apenas no indivíduo criativo – o artista, o designer, o escritor ou o cientista – mas pretende compreender a pessoa criativa como parte integrante de um sistema complexo. Um sistema vivo que pode ser um grupo de pessoas, uma equipa, uma organização, uma cidade ou/e toda a sociedade. Esta Conversa sobre Criatividade tem como objetivo contagiar a audiência com criatividade, 1. oferecendo conhecimentos sobre o fenómeno da criatividade e 2. inspirando a geração de novas ideias e conhecimentos através de informações, imagens e pequenos exercícios de pensamento.

“The Creativity Virus” será apresentada por Katja Tschimmel no dia 4 de maio, às 18:00, sala B021.  A sessão será moderada pelo Prof. João José Pinto Ferreira e será transmitida via Youtube

Entrada livre mas inscrição necessária.

Short-Bio:

Katja Tschimmel, German by birth and Portuguese by choice, is a consultant and executive trainer, researcher and lecturer, coach, and conference speaker. Having a Ph.D. in Design and a Master in Applied Creativity, Katja researches and works in the fields of Creative Thinking, Design Thinking, Creative Processes and Innovation for more than 25 years. She is the author of several books and articles about Creativity and Innovation. Katja Tschimmel is the managing owner of MINDSHAKE, a Consultancy in Creative Thinking and Design (www.mindshake.pt). She is also a Guest Professor at the University of Porto (FEP/FEUP) and Porto Business School, giving Master Classes in several other educational higher institutions in Portugal and abroad. Since January 2023, she is the Portuguese Ambassador of the World Creativity and Innovation Week (https://wciw.org/)

Posted in DEI Talks, Destaque, Eventos, Notícias.