Linking Great Partners – “Learning by Innovating” apresenta-se dia 2 de junho na FEUP

Começamos a semana já a pensar em sexta feira e na comemoração de mais uma edição do evento emblemático do DEI, LGP – Linking Great Partners, que regressará ao Auditório José Marques dos Santos depois da “Unboxing Edition”, acolhida no ano passado pela Lionesa Business Hub.

Dia 2 de junho subirão a palco as equipas que desenvolveram 23 projetos de base tecnológica, compostas por 250 estudantes provenientes de vários mestrados da Faculdade de Engenharia da U.Porto (Engenharia Informática e Computação, Engenharia de Software, Multimédia, Engenharia de Serviços e Gestão, Engenharia Eletrotécnica e Computadores) e 5 estudantes da Faculdade de Belas Artes da U.Porto (Licenciatura em Design e Comunicação).

Gil Gonçalves, coordenador desta unidade curricular, diz-nos que a edição deste ano foi designada de “Learning by innovating”, por promover a aprendizagem através do desenvolvimento de soluções inovadoras, com o objetivo de reforçar a importância da ligação da Universidade com as empresas. No dia 2, será apresentada em 4 atos:

O primeiro – learning with society – é composto por um painel com as startups de LGP que desenvolveram soluções em colaboração com associações (por exemplo, a Associação do Porto de Paralisia Cerebral) e com unidades de investigação;

Os segundo e terceiro atos – learning with industry – incluem as startups de LGP que desenvolveram soluções em colaboração com empresas de diferentes áreas (consultoria tecnológica, soluções informáticas, indústria transformadora, saúde, …);

O último ato – learning with the market – inclui as startups que exploraram ideias propostas pelos estudantes e desenvolveram esses produtos interagindo com o mercado.

Deste que é conhecido por ser um “laboratório vivo“, que cria um contexto único e que proporciona aos estudantes o ambiente ideal para desenvolverem e praticarem competências transversais e multidisciplinares de gestão de projetos, colaboração, inovação, empreendedorismo, criatividade e comunicação, sairão projetos realizados com empresas reais, nascidos de propostas de produtos tecnológicos baseados em necessidades validadas pelo mercado.

Ao longo das várias fases da metodologia LGP – desde a organização das empresas e das equipas multidisciplinares, à apresentação do produto – os estudantes contactam clientes, parceiros e concorrentes, encontram a complexidade e incerteza inerentes à inovação de base tecnológica, e experienciam na primeira pessoa a cultura de uma startup.

O evento Linking Great Partners pode ser acompanhado nas redes sociais e no canal de Youtube do evento.

Posted in Destaque, Eventos, Notícias.